O Espaço do Conhecimento UFMG vai agitar o mês da criançada na programação especial de #FériasNoMuseu! Muitos jogos acontecem entre 02 de janeiro e 03 de fevereiro, quando toda a família está convidada a aprender brincando. As atividades são gratuitas e, para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu.
A diversão começa nos dias 02 e 04 de janeiro, às 15h. Os pequenos terão que desvendar escritos de pergaminhos em Paleografia das Cosmogonias. Depois de descobrir os trechos de narrativas sobre o surgimento do mundo e do ser humano, os participantes vão juntar todos os pedaços e ler a história completa. A classificação indicativa é de 07 anos.
Os desafios continuam em Chaturanga: do Elefante ao Bispo. O jogo de tabuleiro que deu origem ao xadrez será ensinado aos visitantes. A atividade ocorre no dia 05, às 18h15, e no dia 13, às 15h. Podem participar pessoas a partir de 10 anos.
O uso da imaginação segue em Das Cavernas aos Muros, que reflete sobre as diversas manifestações simbólicas encontradas pelos muros das cidades. O público fará parte de uma experimentação com formas de letras e desenhos que se transformam e se diversificam. O percurso acontece no dia 18, às 15h, e é livre para todas as idades.
História antiga no museu!
Quem pensa que só o semideus Hércules foi capaz de realizar as tarefas impostas por Zeus, como relata a mitologia grega, está muito enganado. As crianças vão provar o contrário em As 12 tarefas de Hércules, em que seguirão pistas para completar os trabalhos. A brincadeira ocorre nos dias 23 e 25, às 15h, e é livre.
O público viaja a um tempo mais remoto ainda em Caça aos Vestígios pelo Museu. Com luvas, jalecos, pincéis e lupas, os pequenos vão encontrar fósseis, minerais, papiros, sementes, mapas antigos e diversos outros objetos. Eles terão que investigar, catalogar e fotografar o material. A atividade tem classificação livre e está marcada para 27 de janeiro, às 15h.
Cultura indígena em foco
Nos dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, às 15h, as Brincadeiras Indígenas invadem o Espaço. Com o intuito de aproximar esses povos da nossa realidade, a atividade reproduz jogos que têm origem nas aldeias, como a peteca e a pintura com urucum. Podem participar crianças acima de 05 anos.
Ciência ao vivo
Para a diversão deixar saudades, Experimentando! Química e o experimento de Miller tem como cenário a exposição Demasiado Humano, onde há uma reprodução do laboratório do cientista Stanley Miller. Depois de conhecer o trabalho desse importante pesquisador, os participantes farão seus próprios experimentos de química! A oficina é voltada para crianças de até 10 anos e acontece no dia 02 de fevereiro, às 16h, e no dia 03, às 15h.
Programação de férias do Espaço do Conhecimento UFMG Quando: 02 de janeiro a 03 de fevereiro Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH. Paleografia das Cosmogonias Das Cavernas aos Muros As 12 tarefas de Hércules Caça aos Vestígios pelo Museu Brincadeiras Indígenas Experimentando! Química e o experimento de Miller |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários