Oficina de colagem, percurso temático inspirado na cultura afro-brasileira e sessão de Planetário estão entre as atividades ofertadas pelo museu
07 de julho de 2025
Criada em 2022, a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG reforça o compromisso da comunidade universitária com o seu ecossistema de equipamentos, políticas, atividades, expressões e eventos culturais. Para ampliar as discussões acerca da dimensão cultural nas instituições de ensino superior, a 57ª edição do Festival de Inverno UFMG é guiada pela temática “Culturas e Universidade”. O evento será realizado entre os dias 10 e 19 de julho, com diversas atrações na Praça de Serviços do campus Pampulha e em diferentes espaços de cultura: Espaço do Conhecimento UFMG, Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG e Museu Casa Padre Toledo, em Tiradentes.
A programação do Espaço do Conhecimento irá refletir sobre a cultura em uma perspectiva transversal de diferentes territórios, origens e áreas do saber. Públicos de todas as idades poderão aproveitar uma oficina voltada para a criação de animações, dois encontros sobre práticas decoloniais em museus, uma atividade acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e muito mais. Confira as informações completas:
Exibição na Fachada Digital: “Mirando o Futuro”
Quando: 12/07 (sábado) a 18/07 (sexta-feira), das 18h às 22h
Descrição: Cartões postais produzidos por estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com mensagens, palavras de afeto e resistência para o “museu do futuro”, serão expostos na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento durante a programação do Festival de Inverno UFMG. A ação tem o intuito de promover reflexões sobre os possíveis futuros dos museus, em especial do Espaço do Conhecimento UFMG, a partir do tema “Cultura e Universidade” que orienta a 57ª edição do Festival.
Público: Todos os transeuntes da Praça da Liberdade
Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Percurso “Território Negro”
Quando: 12/07 (sábado), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: O percurso temático “Território Negro”, desenvolvido pelos mediadores do Espaço do Conhecimento UFMG, visa conectar públicos de diferentes idades às histórias, saberes e expressões da cultura africana e afro-brasileira, que historicamente foram invisibilizadas e marginalizadas. A proposta convida os participantes a conhecer a exposição demasiado humano a partir de perspectivas que valorizam a diversidade e estimulam o reconhecimento da riqueza cultural negra, utilizando linguagens acessíveis, como músicas, contação de histórias, imagens e brincadeiras.
Público: Todos os públicos, a partir de 07 anos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 20 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Sessão de Planetário “100 Anos de Céus Estrelados”
Quando: 12/07 (sábado) e 16/07 (quarta-feira), às 16h
Descrição: Como parte da celebração do Centenário dos Planetários, esta sessão irá apresentar o céu noturno visto de Munique (Alemanha), em 07 de maio de 1925, local e data de inauguração do primeiro Planetário do mundo. Cem anos depois, os céus sempre estrelados dos Planetários continuam encantando pessoas ao redor do mundo, a partir de dispositivos e processos científicos e tecnológicos que mudaram profundamente a compreensão do universo.
Ingressos: Ingressos até R$14 (inteira), à venda no dia de exibição, a partir das 10h. Estudantes e professores da rede pública possuem gratuidade mediante comprovação.
Público: Todos os públicos, a partir de 12 anos
Duração aproximada: 30 min
Número de vagas: Até 65 participantes por sessão
Onde: 5° andar (Planetário) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Oficina “Expografia em Debate: Imaginando um Museu Decolonial”
Quando: 15/07 (terça-feira) e 17/07 (quinta-feira), das 14h às 17h
Descrição: A atividade consiste em uma oficina teórica-prática dividida em dois encontros. No primeiro dia haverá uma introdução ao tema da criação expográfica contemporânea, com exemplos relacionados a reflexões e práticas decoloniais em museus. Em seguida, será realizada uma visita guiada aos bastidores do Espaço do Conhecimento UFMG, sob a perspectiva da expografia. Já o segundo dia contará com um exercício de criação de uma exposição imaginária, abordando a temática das culturas afrodiaspóricas.
Público: Estudantes de ensino médio e ensino superior (artes visuais, museologia e arquitetura)
Duração aproximada: 6h
Número de vagas: Até 12 participantes
Inscrições: forms.gle/6CaVgkQfBdX1tiec8
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Oficina “Libras para Crianças”
Quando: 15/07 (terça-feira), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: Dizem que as crianças aprendem novas línguas com facilidade, não é mesmo? Pensando nisso, o Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu promove uma oficina para divulgar a Língua Brasileira de Sinais ao público infantil de maneira lúdica. Durante a atividade, que integra o projeto “Sábado com Libras”, as crianças serão apresentadas aos sinais básicos da Língua por meio de exercícios e jogos. Não é necessário conhecimento prévio em Libras.
Público: Todos os públicos, a partir de 05 anos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 20 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Oficina de Colagem: “Uma Aventura pelo Zodíaco”
Quando: 16/07 (quarta-feira), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: A oficina de colagem propõe um momento lúdico que consiste em recortar, colar e criar uma nova composição visual a partir de materiais diversos! O público será convidado a se aventurar pelas constelações do zodíaco, enquanto reflete sobre as possíveis interpretações e conexões estabelecidas com o céu noturno e seus fantásticos astros. Por meio de imagens, recortes e outros elementos, cada participante poderá experienciar possibilidades criativas e desenvolver uma colagem singular inspirada no esplendor do universo.
Público: Todos os públicos, a partir de 07 anos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 20 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Oficina “Sistema Solar na RMBH”
Quando: 17/07 (quinta-feira), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: Durante a atividade, os participantes poderão compreender os planetas em escalas de distância e tamanho do Sistema Solar. Para isso, por meio de uma técnica de comparação, serão explorados pontos de referência e cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, tornando o aprendizado interativo e lúdico.
Público: Todos os públicos, a partir de 07 anos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 15 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Oficina “Fachada Animada: Desenhando o Tempo”
Quando: 18/07 (sexta-feira), das 14h às 17h
Descrição: Na oficina, participantes serão convidados a criar animações quadro a quadro, com desenhos em papel, explorando técnicas tradicionais de forma criativa. As produções serão pensadas para projeção na Fachada Digital do museu, aproveitando seu formato e grid. Durante a atividade, serão apresentados conceitos básicos de animação, como movimento, transição e fluidez. As criações finais serão digitalizadas e exibidas na Fachada.
Público: Todos os públicos, a partir de 10 anos
Duração aproximada: 3h
Número de vagas: Até 10 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Serviço: Espaço do Conhecimento UFMG integra a programação do 57º Festival de Inverno UFMG
Quando: 10 a 19 de julho de 2025
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O museu integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Cemig e da CYMI.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Sobre a Cemig
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.