Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia

Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia  

16 de agosto de 2025

 

 

Os estudos de fósseis são importantes fontes de informação sobre as origens da vida no planeta Terra e os caminhos para a conservação de sua biodiversidade. Com o objetivo de abordar a preservação do patrimônio geopaleontológico e a divulgação científica na área de paleontologia, o Espaço do Conhecimento UFMG lança o primeiro episódio (já disponível) da terceira temporada do podcast “Papo em Pauta”, com Beatriz Hörmanseder — paleontóloga, doutora em Biologia Animal e divulgadora científica.

 

Ao longo da conversa, Beatriz apresenta técnicas de arte digital 3D utilizadas em sua pesquisa de doutorado, incluindo a retrodeformação, que a permitiu simular como os pterossauros se locomoviam. Entre descobertas inusitadas, como encontrar fósseis em uma boate de Belo Horizonte, e reflexões profundas sobre ética e divulgação científica nas plataformas digitais, o episódio busca conduzir os ouvintes por um diálogo que entrelaça passado, presente e futuro, a partir da curiosidade que move a produção de ciência. 

 

“O ambiente digital facilita a comunicação com pessoas em diferentes lugares, mas quem realmente faz a divulgação científica acontecer é o público. As redes sociais vão mudar, mas as informações e a curiosidade vão permanecer. Seja no meio de uma praça, no Instagram ou no TikTok. A gente vai se adaptar e as histórias vão continuar sendo passadas adiante”, enfatiza Beatriz.

 

Beatriz Hörmanseder

Cientista não-binária, doutora em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestre em Patrimônio Geopaleontológico pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Se dedica a pesquisas com ênfase em curadoria, preservação e digitalização do patrimônio geopaleontológico. É divulgadora científica de Biologia e Paleontologia nas redes sociais (@bhor3d), palestrante e artista 3D.

 

 

Papo em Pauta

Ciclo de conversas sobre cultura, cidadania, ciência e bem-estar. O projeto é uma parceria entre o Espaço do Conhecimento UFMG, o Instituto Unimed-BH e a Cemig. A terceira temporada do podcast conta com novas convidadas especiais que irão bater um papo sobre ciência e divulgação científica, em quatro episódios veiculados mensalmente e associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Ouça as outras temporadas aqui.

 


 

Serviço: Papo em Pauta: “Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia, com Beatriz Hörmanseder”

Disponível em: clique aqui!

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O museu integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Cemig e da CYMI.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.  Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.  Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.