Um livro de 1949 do ambientalista e pesquisador norte-americano Aldo Leopold ganha primeira tradução no Brasil pela Editora UFMG. A obra Almanaque de um condado arenoso e alguns ensaios sobre outros lugares, traduzida pelo professor da Universidade Federal de Viçosa Rômulo Ribon, será lançada no Espaço do Conhecimento UFMG.
O evento está marcado para o próximo sábado, 21 de setembro, às 10h30. Haverá a exibição do documentário Green Fire: Aldo Leopold and a land Ethic for our time, seguida por uma sessão de autógrafos. A entrada é gratuita e está sujeita à lotação da cafeteria do museu.
Sobre Aldo Lepold
Aldo Leopold é pouco conhecido por aqui, mas suas ideias sobre conservação e preservação do meio ambiente influenciam práticas e legislações pelo mundo, inclusive no Brasil. O livro já foi traduzido em 12 países e vendeu mais de 3 milhões de cópias.
Na publicação, o teórico fala sobre a carreira na engenharia florestal, na ecologia da vida silvestre e no planejamento do uso do solo para o governo dos EUA. Leopold também foi professor na Universidade de Wisonsin-Madison, tornando-se um dos principais líderes da defesa da preservação de área selvagens e do uso racional dos recursos naturais.
Lançamento do livro Almanaque de um condado arenoso e alguns ensaios sobre outros lugares, da Editora UFMG Quando: Sábado, 21 de agosto, às 10h30 Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH. Entrada: gratuita |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários