Com textos de 16 autores, a obra apresenta contribuições para a historiografia do cinema de animação
25 de março de 2025
Neste sábado, 29 de março, às 10h, o Espaço do Conhecimento UFMG sedia o lançamento do livro “Pesquisas em Animação: Conexões Internacionais – Vol 2” (Editora Ramalhete), organizado pelos professores e pesquisadores Mariana Ribeiro da Silva Tavares (UFMG), Maurício Silva Gino (UFMG), Marcos Magalhães (PUC-Rio) e Arttur Ricardo de Araújo Espindula (UFMG). A obra apresenta pesquisas recentes em animação, realizadas em diferentes países, e é fruto do “2º Seminário Internacional Pesquisas em Animação: Cinema e Poéticas Tecnológicas”, organizado pelo Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais (CAAD) e pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), ambos da Escola de Belas Artes da UFMG.
O livro, dividido em três partes, reúne textos sobre a historiografia, o ensino e a pesquisa em animação, no contexto brasileiro e internacional, relacionando o cinema de animação a outras mídias e expressões artísticas. Os artigos dos 16 autores participantes visam fornecer subsídios para impulsionar futuras pesquisas no Brasil, em conexão com outros países e com as diversas metodologias de ensino-aprendizagem em Artes.
Autores
Alejandro R. González (Universidade Nacional de Córdoba/Argentina); Ana Lúcia Menezes de Andrade (UFMG); Antonio Fialho (UFMG); Carla Schneider (UFPel – Universidade Federal de Pelotas/RS); Felipe Silva Montellano (Universidade Tecnológica Metropolitana de Santiago/Chile); Laryssa Prado (Unicamp); Luhan Dias Souza (UFMG); Marcos Magalhães (PUC-Rio); Mariana Ribeiro da Silva Tavares (UFMG); Maurício Silva Gino (UFMG); Marina Estela Graça (Universidade do Algarve/Portugal); Patricia Lindoso (UFMG); Patrícia Perez (UFMG); Rafael de Luna Freire (UFF); Simon Brethé (UFMG) e Vitor Amaro Lacerda (UEMG).
Organizadores
Mariana Ribeiro da Silva Tavares (UFMG); Maurício Silva Gino (UFMG); Marcos Magalhães (PUC-Rio) e Arttur Ricardo de Araújo Espindula (UFMG).
Serviço: Lançamento do livro “Pesquisas em Animação: Conexões Internacionais – Vol 2”
Quando: 29/03 (sábado), das 10h às 13h
Público: Estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores da área das Artes e demais interessados
Onde: Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O museu integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Cemig e da CYMI.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Sobre a Cemig
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
Oficina “Evolução no Mundo Animal” (maio/2025)
Vaga de estágio – Núcleo de Comunicação e Design (2025)
Resultado do agendamento de visitas – maio a julho (2025)
Sábado com Libras: Profissões Sem Barreiras
Oficina “Vamos falar sobre Mariana?” (abril/2025)