“A Lili já nasceu espreguiçando! Logo que ela abriu os olhos pela primeira vez, olhou para um lado, para o outro e pensou: é um mundo inteirinho pra mim!”. Assim tem início o musical infantil Lili Canta o Mundo, atração do Multiverso do mês de maio no Espaço do Conhecimento UFMG. O espetáculo, que acontece no dia 19, às 17h, traz ao museu música, cor e poesia em uma homenagem à obra do escritor gaúcho Mário Quintana.
O projeto, que é também para os adultos, incorpora a poesia de Quintana ao universo das crianças por meio da música popular brasileira. Os sons são variados: violão, ukelelê, flauta doce e flauta transversal acompanham as vozes marcantes de Irene Bertachini e de Cristiano Gouveia.
Irene Bertachini é cantora, compositora, musicista e educadora musical. Cristiano Gouveia é ator, compositor, músico e contador de histórias. Os dois idealizaram o espetáculo, em 2013, inspirados no livro Lili Inventa o Mundo, de Mário Quintana. A atração virou CD, lançado no final do ano passado.
Também compõe o elenco a narradora de histórias Alice Cântia, doutora em Educação Popular que traz ao espetáculo a vivacidade da tradição oral à poesia de Quintana, envolvendo o público com as aventuras da personagem Lili.
O Multiverso tem entrada gratuita e classificação livre. O evento acontece desde o ano passado, aos sábados, sempre às 17h. As apresentações integram o Circuito Cultural da UFMG, por meio do Programa Muitas Culturas, e são promovidas pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) em parceria com os museus e espaços de cultura da Universidade.
Multiverso apresenta Lili canta o mundo Quando: Sábado, 19 de maio, às 17h Onde: 5º andar do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH Participação: gratuita Link para vídeo: https://goo.gl/7E3XPB |
Oficina “Tarde de Jogos” (julho/2025)
Oficina “Fachada Animada: Desenhando o Tempo” (julho/2025)
Oficina “Sistema Solar na RMBH” (julho/2025)
Exposição “Hãmhitupmã: alegrar a terra” chega ao Espaço do Conhecimento UFMG
Oficina de Colagem “Uma Aventura pelo Zodíaco” (julho/2025)