Com o fim do inverno, a Praça da Liberdade é tomada pelos coloridos ipês e se torna cenário de uma ação em rede em todo o país: a 11ª Primavera dos Museus, que ocorre de 18 a 24 de setembro. Durante essa semana, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza oficinas, debates, exposições na Fachada Digital e sessões no Planetário. Neste ano, o evento tem como tema Museus e Suas Memórias.
A fim de convidar a comunidade a refletir e trocar experiências sobre as memórias dos museus, o Espaço preparou o Percurso Colecionando História, Ciência e Arte, um passeio especial pela exposição de longa duração, Demasiado Humano. A atividade, que acontece no sábado, 23 de setembro, às 19h, revela como a história dos museus está intimamente relacionada com temas da mostra. No domingo, dia 24, a Roda de Conversa Música e Contexto faz um debate sobre letras de músicas do Clube da Esquina. Em um bate-papo com os mediadores, os visitantes vão buscar nas composições traços do momento político em que o país estava inserido na década de 1970.
O tema Museus e Suas Memórias também será discutido no Café Controverso, no dia 23, às 11h. Letícia Julião, professora de Museologia da UFMG e coordenadora da Rede de Museus da universidade, debate com Renato Venâncio, professor de Museologia da UFMG e pós-doutor em História, a importância do museu como local de preservação da memória.
Memória científica em projeção
Durante toda a semana, a Fachada Digital do Espaço exibe fotografias que remetem à memória da ciência na UFMG. A exposição Centro de Memória da Medicina e seu Acervo Científico revela fotografias do que há guardado no local. Já a projeção CEPLAMT: 10 Anos de Atividades na UFMG exibe imagens das instalações do Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas, do Museu de História Natural e Jardim Botânico da universidade. Quem passar pela Praça da Liberdade, das 18h às 22h, pode conferir os vídeos.
Astronomia Indígena: memória cultural viva
Os fenômenos celestes guardam mitos, lendas e mistérios. As constelações, por exemplo, são observadas a partir de diferentes pontos de vistas, formando surpreendentes figuras. Na sessão do Planetário Astronomia Indígena com Libras, o Espaço mostra um pouco dessa diversidade, que se reflete também no público da exibição. Várias adaptações foram feitas para que a sessão seja projetada com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). As sessões acontecem no sábado, às 19h, e no domingo, às 13h. Os ingressos do Planetário custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).
A Primavera dos Museus ocorre anualmente, quando museus brasileiros, convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), desenvolvem uma programação especial.
11ª Primavera dos Museus: Museus e Suas Memórias
Percurso Colecionando História, Ciência e Arte Roda de Conversa Música e Contexto Café Controverso: Museus e Suas Memórias Astronomia Indígena com Libras Centro de Memória da Medicina e seu Acervo Científico CEPLAMT: 10 Anos de Atividades na UFMG |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários