Em dezembro de 1897, Belo Horizonte foi fundada com o intuito de ser tornar uma capital moderna. Na mesma época, muitas edificações foram inauguradas, como o Cemitério do Bonfim, que se tornou um símbolo da cidade. Nos dias 15 e 20 de dezembro, o Espaço do Conhecimento UFMG exibe o documentário MORITVRI MORTVIS: os construtores de túmulos do Bonfim. A sessão integra a programação de Natal do museu, que neste ano tem como tema os 120 anos de BH.
No dia 15, a exibição conta com a presença do diretor do filme, Maurício Gino, professor do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG. Após assistir ao filme, o público poderá conversar com ele sobre a produção do documentário e as curiosidades do Cemitério do Bonfim. No dia 20, a roda de conversa será com os mediadores do Espaço.
A classificação indicativa é livre. Para assistir à sessão, basta retirar uma senha na recepção.
Programação de Natal
A programação especial de Natal do Espaço do Conhecimento UFMG está repleta de atividades que celebram e refletem sobre a história de BH. Sessões no Planetário, oficinas, percursos temáticos, contação de histórias e sarau acontecem de 12 a 22 de dezembro. Durante essas duas semanas, o museu funciona em horário diferenciado, das 14h às 21h, de terça-feira a domingo.
Exibição do documentário MORITVRI MORTVIS: os construtores de túmulos do Bonfim Quando: 15 e 20 de dezembro, às 18h30 Participação: gratuita mediante retirada de senha na recepção Classificação: livre Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH. |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários