Há quase 50 anos, a escritora americana Ursula Le Guin foi a primeira mulher a conquistar os mais importantes prêmios de ficção científica, firmando-se como a dama do gênero literário. Sua obra-prima, A mão esquerda da escuridão, é o livro que vai conduzir a discussão da última edição do ano do Clube de Leitura de Ficção Científica do Espaço do Conhecimento UFMG. O encontro acontece no sábado, dia 25 de novembro, às 19h.
A narrativa apresenta Genly Ai, um mensageiro enviado a um Planeta distante onde as pessoas, sem um gênero definido, podem se manifestar como homens ou mulheres, pais ou mães. A partir das diferenças entre as duas culturas, a autora discutiu temas polêmicos e estimulou reflexões sobre o mundo contemporâneo, como polarização política, conflitos religiosos e igualdade entre os sexos. Ainda hoje, aos 80 anos, Le Guin continua influenciando gerações.
O Clube de Leitura tem o intuito de discutir, compartilhar e trocar ideias mais profundas sobre a ficção científica. Os interessados em participar do encontro devem enviar um e-mail para conhecimento.monitoria@gmail.com. A classificação indicativa é de a partir de 12 anos. A entrada é gratuita.
Clube de Leitura de Ficção Científica
Quando: 19h
Classificação indicativa: a partir de 12 anos
Participação: gratuita
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários