Onde houver alguém disposto a ouvir uma boa história, eles tiram as palavras do bolso e começam a contar. Em uma parceria literária e musical, os artistas Aline Cântia e Chicó do Céu formam o Abrapalavra que, no próximo sábado, dia 29 de julho, apresenta o espetáculo Contos de Lá nos Cantos de Cá no Multiverso. O projeto integra o Circuito Cultural da UFMG, por meio do edital Muitas Culturas nos Campi, promovido pela Diretoria de Ações Culturais (DAC) em parceria com os espaços de cultura da Universidade. A atividade também faz parte da programação especial de férias do Espaço do Conhecimento UFMG, que vai de 8 a 31 de julho.
Voltada para o público infantil, a apresentação do Abrapalavra leva o público a tatear e brincar com os discursos, construindo suas próprias lógicas para pensar o mundo. A inspiração para as composições do grupo surge no pomar, na escola, no subúrbio, no cinema, na estrada, nas veredas, nas calçadas e nos quintais. O espetáculo Contos de Lá nos Cantos de Cá é fruto de uma pesquisa no universo das infâncias. Com participação especial da percussionista Flora Lopes, a apresentação explora o texto literário, a sonoridade da palavra, o poder da voz na evocação de imagens e a capacidade narrativa da canção.
O Abrapalavra já passou por várias cidades do Brasil e América Latina. Com um repertório de músicas e histórias tradicionais, literatura e cultura popular de diversos povos, os artistas fazem uma celebração das influências africanas, ibéricas e indígenas na cultura brasileira.
O Multiverso tem entrada gratuita e classificação livre. O evento acontece de março a agosto deste ano, sempre às 17h.
Multiverso apresenta Abrapalavra Quando: Sábado, 29 de julho, às 17h Onde: Terraço do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH |
Oficina “Tarde de Jogos” (julho/2025)
Oficina “Fachada Animada: Desenhando o Tempo” (julho/2025)
Oficina “Sistema Solar na RMBH” (julho/2025)
Exposição “Hãmhitupmã: alegrar a terra” chega ao Espaço do Conhecimento UFMG
Oficina de Colagem “Uma Aventura pelo Zodíaco” (julho/2025)