A memória está no centro do 51º Festival de Inverno da UFMG deste ano, que celebra o patrimônio e a arte. No Multiverso de julho, o Espaço do Conhecimento UFMG convidou o Coral Vozes de Campanhã para uma apresentação que revela a força do congado em Minas Gerais. A apresentação está marcada para 13 de julho, sábado, às 17h. A entrada é gratuita.
O grupo foi fundado em 2014, em uma iniciativa das integrantes da Guarda de Congo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, em Ribeirão das Neves. O coral é formado por 14 mulheres, de diversas idades, e canta a ancestralidade negra de sua região, valorizando os costumes da comunidade e a força da religiosidade afro-cristã do congado mineiro.
Com entrada gratuita e participação livre, o Multiverso acontece desde 2017 e integra o Circuito Cultural da UFMG, promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) em parceria com os museus e espaços de cultura da Universidade.
51º Festival de Inverno da UFMG
O Festival de Inverno da UFMG é um projeto de referência nacional que ocorre anualmente durante o período das férias de julho. O evento reúne atividades como apresentações musicais, oficinas, minicursos, aulas abertas e residências artísticas, que são ofertadas em diversos espaços da Universidade.
Neste ano, o festival acontece de 11 a 21 de julho, com o tema Memória: arte e patrimônio. A programação acontece no Espaço do Conhecimento UFMG, no Centro Cultural UFMG, no Conservatório UFMG e no campus Pampulha, em Belo Horizonte, assim como no Campus Cultural UFMG em Tiradentes.
Festival de Inverno da UFMG no Espaço do Conhecimento Onde: Praça da Liberdade, 700, Funcionários Multiverso apresenta Coral Vozes de Campanhã |