São muitas as narrativas que envolvem a figura do Saci Pererê, mas uma coisa é certa: a história sempre acaba em confusão. O personagem é conhecido por levar emoção à rotina dos moradores do interior do Brasil. No dia 20 de outubro, às 17h, o Saci invade o Espaço do Conhecimento UFMG a partir de causos daqueles que acreditam terem sido vítimas de suas travessuras.
Atração do Multiverso de outubro, Foi Coisa de Saci é um espetáculo apresentado pela Cia ContaCausos, companhia de pesquisa e contação de histórias voltada para a difusão da tradição oral brasileira. Concebido e narrado por Josiane Geroldi, o solo traz relatos de pessoas que ficaram cara a cara com o menino de um pé só. “Eu mesma já vi um Saci e consegui capturá-lo. Depoimentos como o meu farão parte da apresentação”, explica.
Muitos desses causos são resultado da livre adaptação de obras como Um Saci No Meu Quintal, de Monica Stahel, Saci-Pererê: Resultado de um Inquérito, de Monteiro Lobato, e O Saci da Bastiana, de Bruno de Maurício Pereira.
O Multiverso tem entrada gratuita e classificação livre. O evento acontece desde 2017, sempre às 17h. As apresentações integram o Circuito Cultural da UFMG, por meio do Programa Muitas Culturas, e são promovidas pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) em parceria com os museus e espaços de cultura da Universidade.
Em outubro, Mês do Saci, o Espaço promove uma programação especial. Além do espetáculo, o museu traz ainda diversas atrações para todas as idades. Oficinas e contação de histórias prometem agitar o mês. Para mais informações, acesse o site e confira as nossas redes sociais.
Multiverso apresenta Foi Coisa de Saci Quando: Sábado, 20 de outubro, às 17h Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH Entrada: gratuita |