A trama é instigante: um menino que adorava brincar no quintal de casa começa a viver um faz de conta que o leva a muitas aventuras! Ao descobrir como deixar o dia com o tempo de lesma, o pequeno cria o próprio mar e se proclama o capitão dos mares inventados. O espetáculo teatral João-de-Barros é a atração do Espaço do Conhecimento UFMG no próximo sábado, 15 de junho, às 17h.
Uma homenagem ao poeta brasileiro Manoel de Barros, a peça foi concebida por Charles Valadares, ator, professor e mestre em Teatro pela UFMG. Na montagem, ele é o João que, após inventar o mar, navega até um reino governado por um tirano e decide ajudar o povo a se livrar dele. A partir dessa narrativa, o teatro convida o público pensar a infância que permanece em nós, mesmo quando adultos, como um princípio de vida profunda. Charles afirma: “este teatro não é sobre ser criança. É sobre o menino que há no homem. O João é o menino que um dia fui e que ainda sou”.
Com entrada gratuita e participação livre, o evento faz parte da programação do Multiverso, que acontece desde 2017 e integra o Circuito Cultural da UFMG, promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) em parceria com os museus e espaços de cultura da Universidade.
Multiverso apresenta João-de-Barros Quando: sábado, 15 de junho, às 17h Entrada: gratuita Classificação: livre Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários