Se puxarmos no fundo da memória, conseguimos nos lembrar daquelas brincadeiras de infância que não ficaram eternizadas por aí, mas eram muito divertidas. No próximo sábado, dia 30 de junho, a criançada vai desbravar esse mundo de imagens, sons e movimentos que essas brincadeiras, quase esquecidas ou desconhecidas, podem nos mostrar no espetáculo cênico musical Brinquedorias, do grupo Serelepe EBA-UFMG, atração de junho do Multiverso.
A apresentação retoma brincadeiras curiosas, instigantes e divertidas. Com belas melodias, elas provocam o público a partir de possibilidades de pôr a criatividade para funcionar. O espetáculo é composto por brincadeiras brasileiras e de outros países da América do Sul preferidas dos integrantes do grupo Serelepe, que valoriza os aspectos sonoros e os movimentos na performance teatral.
O grupo Serelepe faz parte de um projeto de pesquisa, ensino e extensão da Escola de Belas Artes da UFMG e tem apoio da Pró-reitoria de Extensão da Universidade e da Rádio UFMG Educativa. Formado por Reginaldo Santos, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu, o grupo também integra o Movimento Brasileiro da Canção Infantil e o Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha (MOCILyC).
Em atividade desde 2005, os artistas já se apresentaram em grandes cidades do Brasil e em países da América do Sul, como Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia.
O Multiverso tem entrada gratuita e classificação livre. O evento acontece desde o ano passado, aos sábados, sempre às 17h. As apresentações integram o Circuito Cultural da UFMG, por meio do Programa Muitas Culturas, e são promovidas pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) em parceria com os museus e espaços de cultura da Universidade.
Multiverso apresenta Brinquedorias Quando: Sábado, 30 de junho, às 17h Onde: 5º andar do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH Participação: gratuita Link para vídeo: https://goo.gl/eddvqR |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários