Exibição de filme, observação no Terraço Astronômico, contação de histórias e oficina lúdica são as atrações promovidas no museu
30 de setembro de 2025
A Lua representa uma fonte inesgotável de fascínio, mistério e inspiração em diferentes civilizações e culturas. Para os povos egípcios, o satélite natural do planeta Terra era associado à sabedoria, à escrita e à magia, por meio da figura do deus Thoth. Já Mawu, a divindade lunar de alguns povos falantes da língua gbe, simboliza o feminino, a fertilidade e o perdão. Com o objetivo de reunir o público em uma celebração dedicada a esse diverso e fascinante astro, o Espaço do Conhecimento UFMG participa da Noite Internacional de Observação da Lua, neste sábado (04/10).
O evento é promovido anualmente pela National Aeronautics and Space Administration (NASA), em setembro ou outubro, quando a Lua está em quarto crescente e oferece ótimas condições para a observação de suas crateras. No Espaço do Conhecimento, a programação se inicia às 15h, com a oficina “Fases da Lua”. Em seguida, às 16h, o público poderá aproveitar uma contação de histórias relacionadas a esse belo satélite natural. Já às 18h, o museu promove uma exibição do clássico filme de ficção científica “Viagem à Lua”.
O cronograma de atrações será finalizado às 19h, com a Observação Noturna no Terraço Astronômico por meio de dois telescópios. Serão disponibilizadas 105 senhas gratuitas, retiradas de forma online a partir das 17h30. Após o fim de outubro, as sessões de observação dos astros no museu serão suspensas, em função da instabilidade climática desse período do ano. A atividade será retomada em abril de 2026. Por isso, o evento também proporciona uma das últimas ocasiões para observar a Lua no Espaço do Conhecimento, ainda em 2025.
Segundo Filipe Ferreira, doutor em Física e astrônomo assistente do museu, a Noite Internacional de Observação da Lua não apenas promove a observação do céu, mas também valoriza os vínculos simbólicos e culturais que a humanidade construiu com o astro ao longo do tempo. “Durante as atividades, destacamos elementos culturais, como os diferentes significados e figuras atribuídas à Lua, ressaltando a riqueza da relação entre ciência, imaginação e cultura”, destaca Filipe.
Confira as informações completas:
Oficina “Fases da Lua”
Quando: 04/10 (sábado), às 14h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Todos os públicos, a partir de 07 anos
Oficina “Contos da Lua”
Quando: 04/10 (sábado), às 16h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Crianças, jovens, adultos e idosos
Exibição do filme “Viagem à Lua”
Quando: 04/10 (sábado), às 18h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Todos os públicos, a partir de 07 anos
Observação Noturna no Terraço Astronômico
Quando: 04/10 (sábado), das 19h às 20h45. Retirada de 105 senhas a partir das 17h30.
Público: Todos os públicos, a partir de 06 anos
Número de vagas: A cada 15 minutos, um grupo de 15 pessoas tem acesso ao terraço para observar nos telescópios e tirar suas dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade.
Ingressos: www.ufmg.br/espacodoconhecimento/descubra/terraco-astronomico/
Onde: 5° andar – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Atividade sujeita às condições climáticas.
Serviço: Noite Internacional de Observação da Lua: Espaço do Conhecimento UFMG participa de evento global promovido pela NASA, neste sábado (04)
Quando: 04 de outubro de 2025
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O museu integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Cemig e da CYMI.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Sobre a Cemig
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
Programação de novembro (2025)
Espaço do Conhecimento UFMG encerra observações astronômicas de 2025 neste fim de semana
Produção do Espaço do Conhecimento concorre a melhor podcast de ciência do Brasil
Vaga de Estágio – Núcleo de Comunicação e Design | Edital de Seleção (out/25)
Conversas de Terreiro: Júlia Tizumba (Multiverso)