Inspiração para narrativas de diversas sociedades, o céu pode ser tratado como patrimônio natural e cultural. Essa é a ideia central da exposição O Céu Como Patrimônio, que terá sua terceira e última etapa inaugurada no dia 12 de agosto, no Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG. Na mostra, é possível contemplar fotografias de diversas localidades de Minas Gerais, evidenciando como o firmamento dialoga com os aspectos históricos e culturais da sociedade.
A mostra integra a programação do Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural, uma iniciativa do Instituto Estadual do Patrimônio e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em parceria com o coletivo Nitro Imagens. A ação ocorre em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, em 17 de agosto, e ao Dia Internacional da Fotografia, em 19 de agosto.
As fotos da exposição O Céu como Patrimônio foram feitas durante as gravações do documentário de mesmo nome para projeção no Planetário. A mostra pode ser vista no Terraço Astronômico do Espaço, onde ocorrem observações de corpos celestes via telescópio. Os visitantes também podem apreciar projeções do acervo de imagens ao som de uma trilha sonora relacionada ao céu.
O Espaço do Conhecimento UFMG também tem outras atrações na programação do Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural, que inclui mesa redonda, oficina e outras exposições.
Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural no Espaço do Conhecimento UFMG
FotografANDO: Vi na Feira O Céu como Patrimônio: Patrimônio Cultural Exposição Concurso de Fotografia no Instagram do Circuito Liberdade Mesa Redonda: Fotografia como Ferramenta para a Ressignificação do Patrimônio Cultural Do Vinil à Nuvem |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários