Oficina ‘Desvendando os Mapas’ – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Oficina ‘Desvendando os Mapas’

#FériasNoMuseu: O momento de desvendar mapas chegou!

 

Todo mapa, como produto da atividade humana, possui impressões dos sujeitos que os fazem. Esses sujeitos, por sua vez, estão inseridos em uma sociedade, em um tempo e um lugar. Essas categorias fazem com que os mapas expressem certas técnicas, compreensões e um imaginário em comum. Dito isso, eles possuem uma dimensão subjetiva, coletiva, social e histórica. 

 

A atividade “Desvendando os mapas”, que acontece nos dias 20 e 22 de julho, às 15h, possui como ponto de partida a carta cartográfica “América” de Jodocus Hondius presente no terceiro andar da exposição Demasiado Humano, na instalação Mercatu Mundi. A oficina tem o objetivo de discutir, de maneira lúdica, como a produção cartográfica é realizada, além de exercitar a habilidade de comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, finalidades, diferenças e semelhanças. 

 

A partir da produção e análise de mapas pelos participantes, tentaremos identificar esses traços específicos e em comum, compreendendo os elementos constituintes de um mapa. A atividade contará com até 15 participantes e seguirá os protocolos de segurança estabelecidos. Traga sua máscara!

 

 

Quando: 20 e 22 de julho de 2022, às 15h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

Duração: Cerca de 1h 

Público: Crianças a partir de 09 anos

Vagas: Até 15 pessoas, que farão a emissão do ingresso na recepção do museu.

Atividade gratuita

 

 


O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.