Oficina do Espaço do Conhecimento UFMG revela influência da astronomia na criação da Bandeira do Brasil – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Oficina do Espaço do Conhecimento UFMG revela influência da astronomia na criação da Bandeira do Brasil

Oficina do Espaço do Conhecimento UFMG revela influência da astronomia na criação da Bandeira do Brasil

 

A ciência está presente em nossas vidas em detalhes que nem imaginamos! A criação da bandeira oficial do Brasil, por exemplo, teve forte influência da Astronomia, há 133 anos, quando nosso país se tornava uma república. Com o objetivo de retomar parte dessa história, a partir de curiosidades sobre a concepção do lábaro estrelado, o Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG promoverá, no sábado (02), às 15h, a oficina “Astronomia da Bandeira”.

 

As estrelas da bandeira nacional, basicamente, refletem o céu da data de Proclamação da República, visto do Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889, às 8h30, quando o novo regime de governo foi adotado no país. Cada uma delas representa as unidades federativas: atualmente os 26 estados e o Distrito Federal. 

 

Durante a atividade, o público terá a oportunidade de entender mais sobre ciência e a história do nosso país. ‘Astronomia da Bandeira’ tem classificação indicativa livre. A participação é gratuita, mas é necessário que os interessados retirem uma senha na recepção do museu no dia da atividade. A oficina contará com até 15 participantes e seguirá os protocolos de segurança estabelecidos.

 

Prepare-se para o mês de julho! O Espaço do Conhecimento UFMG terá uma ampla programação de férias destinada às crianças e a toda a família! 

 

Serviço: 

Oficina do Espaço do Conhecimento UFMG revela influência da astronomia na criação da Bandeira do Brasil

Quando: 02 de julho, às 15h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG. Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte

Atividade Gratuita

 

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH   

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.