Museu promove uma tarde de criatividade e afeto para diferentes gerações, neste sábado (25/10), a partir das 15h
21 de outubro de 2025
Ao realizar atrações que visam acolher públicos de todas as idades, os museus contribuem para o fortalecimento de relações e vínculos afetivos intergeracionais. Pensando nisso, o Espaço do Conhecimento UFMG promove uma atividade gratuita de massinha, direcionada a avós e netos, neste sábado (25/10), às 15h.
A oficina “Massinhando” propõe um momento tranquilo e afetuoso que utilizará a arte de modelar massinhas como uma ferramenta lúdica para reunir e aproximar diferentes faixas etárias. Cada criança participará no seu próprio ritmo, com o apoio e incentivo dos avós, que também poderão criar e se divertir. Por meio de cores, texturas e formas, novas lembranças surgem em meio aos momentos compartilhados entre gerações, a partir da criatividade e da imaginação.
A participação é aberta a todos os públicos, a partir de 05 anos, e acontece mediante retirada de ingressos individuais na recepção do museu, disponíveis 2h antes do início da atividade. Serão disponibilizadas até 10 vagas, preenchidas em ordem de chegada.
Serviço: Oficina “Massinhando: Oficina de Massinha para Avós e Netos”
Quando: 25/10 (sábado), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Público: Todos os públicos, a partir de 05 anos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 10 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O museu integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Cemig e da CYMI.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Sobre a Cemig
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
Conversas de Terreiro: Menino Jazz (Multiverso)
Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG reabre nesta semana com novos projetores digitais
Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG inaugura novos projetores digitais (2025)
Oficina “Rap nas Raízes: Influências Afro-brasileiras” (novembro/2025)