Eles ainda permanecem marginalizados, mas tiveram – e ainda têm – muita importância para a sociedade brasileira. Os povos indígenas já habitavam nosso território quando os europeus chegaram e, apesar de reduzidos em número, foram essenciais no estabelecimento de alguns de nossos costumes. O Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma programação especial para celebrar esses povos que tanto contribuem para a cultura do país.
No dia 15 de abril, sábado, o Percurso Aldeias pretende quebrar estereótipos ainda associados aos indígenas. Os visitantes serão apresentados à diversidade dessa parcela do povo brasileiro: desde os paleoíndios até os índios que hoje vivem nas grandes cidades, com formação universitária e ocupando cargos políticos. A atividade começa às 16h e tem classificação indicativa de 12 anos.
No dia seguinte, 16 de abril, um domingo, nossa ancestralidade indígena será retomada na atividade Histórias das Aldeias, que apresenta diferentes perspectivas sobre a vida humana. Diferentemente da cultura ocidental, fundamentada na ciência e na escrita, os índios adquirem seus saberes na experiência e a repassam através da oralidade. Essas narrativas serão contadas para os visitantes a partir das 15h. A classificação indicativa é livre.
Para a participação nas duas atividades, é preciso retirar senha, uma hora antes, na recepção do Espaço.
Percurso Aldeias Quando: 15 de abril, às 16h Local: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH Entrada gratuita Histórias das Aldeias |
Espaço do Conhecimento em roda de conversa na Rádio UFMG Educativa
Visita de participantes da Olimpíada Internacional de Química Mendeleev
Oficina “Tarde de Jogos” (maio/2025)
Conversas de Terreiro: Sérgio Pererê (Multiverso)
Resultado – Estágio Design (2025)