Por dentro da Antártica – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Por dentro da Antártica

Sítio arqueológico conta a história dos primeiros humanos a habitarem o continente gelado

 

 

Vindas de todos os cantos do mundo, embarcações de variados tamanhos atravessavam os mares gélidos da Antártica em busca dos mamíferos marinhos que habitavam aquelas águas.  A caça de focas, baleias, elefantes e lobos-marinhos era o principal interesse dos desbravadores, os primeiros humanos a pisarem no continente, no fim do século 18 e início do século 19.

Apesar de pioneiros, esses caçadores permanecem à margem das narrativas oficiais sobre a Antártica. Mas, mesmo silenciados, os vestígios e as memórias dessas pessoas ecoam no tempo e, agora, serão recontadas no Sítio Arqueológico da Expedição Antártica, nova exposição do Espaço do Conhecimento UFMG em parceria com a Unimed-BH e o Instituto Unimed-BH. A mostra fica em cartaz até abril de 2018.

A seção é uma réplica em tamanho real do Sítio Punta Elefante 2, localizado na Península Byers, na Ilha Livingston, onde a equipe do projeto de pesquisa Paisagens em Branco, do Departamento de de Antropologia e Arqueologia  da UFMG, desenvolve estudos sobre arqueologia e antropologia polar. Nesse local, um dos mais preservados encontrado pelo grupo, há vestígios de grupos de baleeiros, foqueiros e lobeiros que ali realizavam atividades cotidianas de alimentação, lazer e habitação.

Na falta de muitos recursos, os caçadores recorriam ao improviso: vértebras de baleias se transformavam em bancos, enquanto mandíbulas e costelas serviam de telhados para as moradias improvisadas. Além das réplicas, sons e imagens compõem o cenário, que convida o público a explorar o ambiente mais inóspito do planeta.

Expedição Antártica foi desenvolvida em conjunto com as equipes dos projetos de pesquisa da UFMG MycoAntar, Paisagens em Branco e MediAntar, que realizam estudos de biologia, arqueologia e antropologia e medicina polar, respectivamente. A Universidade mineira é a que mais tem pesquisas no local entre instituições brasileiras, o que tem rendido bons resultados, pouco conhecidos pela população.

 

 

Exposição Expedição Antártica
Quando: De 7 de dezembro de 2017 a 29 de abril de 2018
Onde: 2º e 5° andares do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Entrada gratuita