Procurando o Saci(y)! – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Procurando o Saci(y)!

Espaço celebra personagem popular brasileiro com programação especial

 

 

Outubro marca a celebração de uma figura muito importante para a história cultural do país. No dia 31, comemoramos o Dia do Saci, personagem popular brasileiro conhecido pela astúcia, esperteza e, claro, muitas travessuras. Ele será homenageado no Espaço do Conhecimento UFMG, que preparou uma programação especial para a Semana das Crianças unindo arte e ciência.

As atividades acontecem em conjunto com a Academia Mineira de Letras e a Livraria da Rua. A curadora da programação é Marlette Menezes, artista visual e investigadora do Saci, que se revelou como um rico repertório de representação do povo brasileiro. Ela explica que o personagem tem raízes muito mais antigas do que a imagem consolidada por Monteiro Lobato na década de 1920. O Saci, na verdade, remonta à tradição oral dos povos tupis-guaranis, que viviam no Sul do Brasil no século 18. A partir do encontro dessa cultura com as dos europeus que participavam das missões jesuítas, surge o Sacy.

Segundo Marlette, o Y vem da língua tupi-guarani e foi trocado pelo I ao longo da história. Em 1918, Monteiro Lobato publicou sua pesquisa sobre o personagem em Sacy Pererê: o resultado de um inquérito. Em 1921, lança O Saci. A figura também dialoga com artistas modernistas, como Tarsila do Amaral e Mário de Andrade, que publicou Macunaíma em 1928.

 

Do Saci ao Sacy
As atividades da programação Procurando Sacy começam com a Operação Yaterê, que ocorre nos dias 17 e 19 de outubro, às 14h, e no dia 21, às 11h. O percurso tem início no Planetário, onde uma sessão mostra o próprio personagem contando sua história. Em seguida, a criançada segue pelas exposições, nas quais haverá elementos que ajudam a entender a importância dessa figura para a cultura brasileira.

Nos dias 16, 18 e 20, sempre às 15h, Quem conta um conto… convida os pequenos a imaginar histórias para o Sacy. Eles serão apresentados ao personagem por meio de sons, essências e objetos táteis. Em seguida, terão que pensar em um conto, que será escrito e desenhado em um livro.

 

Foi coisa de Saci
No dia 20 de outubro, às 17h, o Saci invade o Espaço a partir de causos daqueles que acreditam terem sido vítimas de suas travessuras. Atração do Multiverso de outubro, Foi Coisa de Saci é um espetáculo apresentado pela Cia ContaCausos, companhia de pesquisa e contação de histórias voltada para a difusão da tradição oral brasileira.

Concebido e narrado por Josiane Geroldini, o solo traz relatos de pessoas que ficaram cara a cara com o personagem. “Eu mesma já vi um Saci e consegui capturá-lo. Depoimentos como o meu farão parte da apresentação”, explica.

 

Quem é Sacy?
No dia 21 de outubro, às 14h, o Espaço exibe o documentário Somos todos Sacys, de Rudá Andrade e Sylvio Rocha. Uma produção da Rede SescSenac de Televisão e da Confraria Produções, o filme mostra o personagem em suas diversas manifestações, evidenciando como ele ultrapassa o caráter nacional e é constantemente reinterpretado. A atividade contará com a presença da curadora da programação no Espaço, Marlette Menezes.

 

 

Procurando Sacy
Quando: 12 a 21 de outubro
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.Operação Yaterê
Quando: 17 e 19 de outubro, às 14h, e 21 de outubro, às 11h
Entrada: gratuita

Quem conta um conto…
Quando: 16, 18 e 20 de outubro, às 15h
Entrada: gratuita

Multiverso apresenta Foi Coisa de Saci
Quando: 20 de outubro, às 17h
Entrada: gratuita

Exibição do documentário Somos todos Sacys
Quando: 21 de outubro, às 14h
Entrada: gratuita