Professores do Espaço do Conhecimento UFMG apresentam trabalhos de interface entre ensino, pesquisa e extensão em eventos virtuais – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Professores do Espaço do Conhecimento UFMG apresentam trabalhos de interface entre ensino, pesquisa e extensão em eventos virtuais

Os professores Diomira Faria e Maurício Gino, Diretora do Espaço do Conhecimento e Coordenador do Núcleo Audiovisual, respectivamente, participarão de eventos virtuais de divulgação científico-cultural nesta quinta-feira (21).

Em meio ao complexo momento de distanciamento social, a educação, a ciência e a cultura seguem exercendo  papéis fundamentais na construção de um eixo mais equilibrado no novo modo de viver. Durante o último ano, as diretrizes referentes ao ensino, pesquisa e extensão nortearam as atividades do museu, os professores e servidores  que integram a equipe se esforçaram para dar seguimento à produção e divulgação científica e cultural da universidade. Foram oferecidas novas plataformas e meios para que o impacto dos espaços, agora de portas fechadas ao público,  fosse menor, ampliando seu alcance pelos meios digitais.

Parte do que foi produzido neste período, será apresentado nesta quinta, 21 de outubro, às 16h, ocasião em que a professora Diomira Faria, Diretora Científico-Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG, participará do VI Fórum de Museus Universitários, apresentando o trabalho intitulado ‘O Espaço do Conhecimento UFMG: presente e futuro’. O trabalho reflete sobre processos educativos e expográficos do museu, além de também tratar sobre novas perspectivas para o futuro e foi feito em coautoria com a professora Sibelle Cornélio Diniz, Coordenadora do Núcleo de Ações Educativas e o professor Carlos Villani, Coordenador do Núcleo de Astronomia.

No mesmo dia, a partir das 19h, o professor da Escola de Belas Artes,  Maurício Gino, Coordenador do Núcleo Audiovisual, apresentará o documentário “Inconfidências”, na XXIV Conferência Internacional da Sociedade de Ecologia Humana (XXIV International Conference of the Society for Human Ecology).

Produzido pelo Núcleo Audiovisual do Espaço e viabilizado pelos recursos do Edital Arte e Cultura da APUBH, o documentário propõe uma reflexão sobre a atividade mineradora no estado de Minas Gerais e seus impactos ao longo dos anos. O vídeo, disponível no Canal do YouTube do Espaço do Conhecimento,  foi feito em formato fulldome, para que futuramente seja exibido no Planetário do museu.

Assista!

Produzido inicialmente para projeção em telas hemisféricas, está disponível uma versão adaptada para exibição em mídias planas. Por questões sanitárias decorrentes da pandemia de Covid-19, que ainda impedem a reabertura do planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, a versão original permanece inédita.

Serviço: O Espaço do Conhecimento UFMG: presente e futuro – (VI Fórum de museus universitários)

Quando:  21 de outubro de 2021 – 16h

Onde: www.doity.com.br/vi-frum-nacional-de-museus-universitrios

Serviço: Documentário Inconfidências – (XXIV International Conference of the Society for Human Ecology)

Quando: 21 de outubro de 2021 – 19H10 – 19H30

Onde: www.even3.com.br/xxivshe/

Link do documentário: Inconfidências (English Subtitles)

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH*, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH.