Programação Novembro Negro (2022) – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Programação Novembro Negro (2022)

Novembro Negro no Espaço do Conhecimento UFMG 

Em novembro a programação do Espaço do Conhecimento UFMG é pautada pelas reflexões sobre políticas de ações afirmativas, racismo, inclusão e pertencimento. 

 

Novembro é o mês da consciência negra, momento importante para se refletir sobre vários temas e comportamentos que reforçam o racismo. Diante disso, o museu promove uma série de atividades sobre a temática para celebrar a negritude, estimular reflexões acerca das relações raciais e suas diversas dimensões identitárias e promover atividades que destaquem a autoestima e o fortalecimento da identidade racial negra, dentro e fora da Universidade.

 

Papo em Pauta “Lei de cotas, heteroidentificação racial na UFMG e seus impactos nas identidades raciais – Quem quer (pode) ser negro no Brasil?”

 

Descrição: Realizaremos um bate papo sobre a Lei nº 12.711 (Lei de Cotas), que completou dez anos de vigência, às políticas de ações afirmativas, a heteroidentificação racial na UFMG e seus impactos e as identidades raciais das (os) brasileiras (os). A conversa se dará a partir do livro “Quem quer (pode) ser negro no Brasil?”

 

Convidado: Rodrigo Ednilson de Jesus – presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão da UFMG. Doutor em Educação pela UFMG, é professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG

Moderação: Zirlene Lemos – Assessora de Comunicação do Núcleo de Comunicação e Design do Espaço do Conhecimento UFMG

Quando: 05/11, às 10h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade n. 700, Funcionários – BH/MG

Público: livre

Gratuito

 


 

Visita “Diversidade na Demasiado Humano”

 

Descrição: Quando ouvimos falar em cientistas, astronautas ou professores de reconhecimento público, como geralmente idealizamos essas pessoas? E como aprendemos sobre a ciência e os cientistas? Essas e outras questões serão abordadas em um passeio pela exposição “Demasiado Humano”, com apresentação de cientistas que, por fazerem parte de minorias sociais, foram negligenciados ou não recebem os devidos créditos de seus feitos tão importantes para o desenvolvimento da história e ciência do mundo. Serão compartilhadas histórias de pessoas reconhecidas no meio científico e que se afastam do estereótipo de cientista: mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e outros.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade n. 700, Funcionários – BH/MG

Quando: 05/11, às 15h

Público: a partir de 05 anos

Vagas: até 15 pessoas

Gratuito

 


 

Sábado com Libras – Histórias da África de A a Z

 

Descrição: Akan, Banto, Yorubá e Zulu são algumas das culturas africanas, plurais em crenças e imaginários, formando este continente tão diverso. Os participantes poderão conhecer a história desses povos e de seus heróis, que inspiram o mundo. Em Histórias da África de A a Z, a atriz e intérprete Dinalva Andrade apresenta as personagens importantes desses povos por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Desde 2015, o projeto Sábado com Libras une pessoas fluentes em Libras e interessados no idioma para encontros e trocas.

Quando: 12/11, às 14h

Público: crianças, jovens e adultos
Classificação: livre

Número de vagas:  até 20 pessoas
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade n. 700, Funcionários – BH/MG
Gratuito

 


 

Afrocosmo – sessão comentada no Planetário

 

Descrição: O céu noturno e os movimentos cíclicos de seus elementos sempre foram usados por diversas civilizações ao redor do mundo para marcar a passagem do tempo e os ciclos regulares da natureza, mas também para expressar crenças e valores culturais. Essa sessão apresenta as perspectivas de alguns povos africanos, como Zulus, Bahimas e Tabwas, sobre os corpos celestes e as estrelas, além de suas culturas astronômicas. Esta é uma projeção multicultural que parte do olhar de cada uma dessas etnias, relacionando-o com a interpretação astronômica ocidental.

Quando: 18/11 às 18h;

19/11 às 16h;

20/11 às 16h.

Público: crianças a partir de 07 anos, jovens e adultos

Número de vagas:  até 65 pessoas
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade n. 700, Funcionários – BH/MG

 


 

Educação na Praça – Espelhos Literários: a representação e a representatividade na sala de aula

 

Descrição: A edição do evento promoverá um bate-papo sobre a representação e a representatividade em sala de aula com a convidada Mara Catarina Evaristo – Makota Mulonji. O objetivo é promover um diálogo balizado pelo letramento racial, além de comentar sobre literaturas comumente adotadas para o desenvolvimento de projetos, planos e práticas pedagógicas antirracistas na Educação Básica.  A atividade será acessível em Libras.

Makota Mulonj é mulher preta, mãe de dois sóis, irmã de quatro pérolas, filha de boas pessoas. Professora antirracista, atua como Gerente das Relações Étnico-Raciais na Secretaria Municipal de Educação e co-coordena os Núcleos de Estudos das Relações Étnico-Raciais da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. É conselheira governamental no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial da cidade. Seus campos de interesse são infâncias e direito à cidade, equidade/igualdade étnico-racial na educação e práticas pedagógicas antirracistas.

Quando: 19/11, às 14h
Público: educadores, estudantes de licenciatura e demais interessados no tema
Número de vagas: 25 vagas (inscrições prévias pelo formulário)
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade n. 700, Funcionários – BH/MG

Gratuito, Acessível em Libras e haverá emissão de certificado após o evento 

 


 

Oficina “Jogos e Brincadeiras Africanas”

 

Descrição: Em um continente tão grande como a África, são muitos os passatempos que revelam curiosidades dos mais de 50 países que compõem o território. O encontro terá jogos e brincadeiras africanas presentes no livro “Brincadeiras Africanas para a Educação Cultural”.

Serão quatro brincadeiras e uma música, com o propósito de representar os diferentes jogos que as crianças brincam, misturando-os com curiosidades sobre os países do continente.

Quando:  26/11, às 15h
Público: a partir de 05 anos (jovens e adultos)
Número de vagas: até 12 pessoas

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG) – Praça da Liberdade n. 700, Funcionários – BH/MG

Gratuito

 


 

OUTRAS ATIVIDADES

Descobrindo o Céu – Buracos Negros 

 

Descrição: Um buraco negro é um objeto astronômico com uma atração gravitacional tão forte que nada, nem mesmo a luz, pode escapar dele. Mas será que é isso mesmo? Nesta Descobrindo o Céu falaremos deste tipo de objeto que desperta muitas dúvidas e que tem várias curiosidades!

Quando: 03/11, às 17h

Estimativa de duração: 1h

Onde: www.youtube.com/espacoufmg 

 


 

Visita mediada à exposição Mundos Indígenas

 

Descrição: A atividade é um convite a uma imersão na exposição ”Mundos indígenas” acompanhados pelos mediadores do Espaço do Conhecimento UFMG. A atividade consiste em um diálogo com o público de diversas idades sobre os povos Yanomami, Ye’kwana, Xacriabá, Maxakali e Pataxoop, que estão presentes na exposição.

Quando: 06 e 20/11, às 15h

Número de vagas:  até 15 pessoas

Onde: 2° andar – Exposição Mundos Indígenas (Espaço do Conhecimento UFMG) – Praça da Liberdade n. 700, Funcionários – BH/MG

Gratuito

 


 

Visita mediada à exposição “Feito de Folhas e Penas” 

 

Descrição: A visita mediada pela exposição “Feitos de folhas e penas” é um convite para conhecer em diálogo com a equipe de mediadores do museu os dois eixos da mostra: saberes do mato Pataxó, com desenhos de Japira Pataxó e a presença e retomada da fabricação do Manto Tupinambá, por Glicéria Tupinambá.

Quando: 13 e 27/11, às 15h

Número de vagas: até 15 pessoas

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade n. 700, Funcionários – BH/MG

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço é ligado à Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.