Sábado com Libras: A Comunicação com Surdos nos Museus   – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Sábado com Libras: A Comunicação com Surdos nos Museus  

Sábado com Libras: A Comunicação com Surdos nos Museus  

A oficina será realizada em português e Libras, não sendo necessário conhecimento prévio da Língua Brasileira de Sinais

 

O acesso à cultura é um direito de todos. Os museus e centros culturais de todo o mundo possuem um papel primordial na promoção da inclusão, e o Espaço do Conhecimento UFMG não se exclui disso. No dia 28 de maio, às 14 horas, a oficina do projeto Sábado com Libras, nomeada “A Comunicação com Surdos nos Museus”, convida o público, surdo e ouvinte, a conhecer mais sobre a importância da acessibilidade nos espaços culturais e como devemos promovê-la. 

 

No Brasil, aproximadamente 5% da população é surda e grande parte dela utiliza a Língua Brasileira de Sinais para sua comunicação. Segundo dados do Censo Demográfico de 2010, do IBGE, o número corresponde a 10 milhões de pessoas. Desta forma, a atividade será motor para reflexão das principais dificuldades enfrentadas por esse grupo, além de discutir algumas estratégias para melhor atender o público surdo nos museus.

 

Desta forma, a atividade será motor para reflexão das principais dificuldades enfrentadas por esse grupo, além de discutir algumas estratégias para melhor atender o público surdo nos museus. 

 

Vocabulário ligado à cultura, expressões típicas do universo museal, sinais de museus e espaços culturais de Belo Horizonte e termos que possuem relação com as temáticas do Espaço do Conhecimento UFMG serão apresentados ao longo da oficina, com o intuito de diminuir as barreiras atitudinais ainda existentes. 

 

Destinada ao público em geral, a partir de 10 anos (jovens e adultos, professores, trabalhadores e educadores de museus), a atividade será ministrada em português e em Libras pela equipe do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade. As vagas, destinadas a até 15 pessoas, serão preenchidas por ordem de chegada, na recepção do museu. Não perca!

 

Serviço: 

Sábado com Libras | A Comunicação com Surdos nos Museus 

Quando: 28 de maio. sábado, às 14h

Onde:  Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários.

Público: a partir de 10 anos (jovens e adultos, professores, trabalhadores e educadores de museus)

Atividade gratuita

 

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH   

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.