Em junho, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe o espetáculo teatral João-de-Barros como atração do Multiverso. Na trama, que é uma homenagem ao escritor brasileiro Manoel de Barros, um menino descobre como deixar o dia com o tempo de lesma, cria o próprio mar e se proclama Bernardo, o capitão dos mares inventados. A apresentação contará com a presença da atriz e intérprete de Língua de Sinais Dinalva Andrade, que fará a tradução para os visitantes surdos.
A peça foi concebida por Charles Valadares, ator e mestre em Teatro pela UFMG. Na montagem, ele dá vida ao pequeno Manoel que, após inventar o mar, navega até um reino governado por um tirano e decide ajudar o povo a se livrar dele. A partir dessa história, o dramaturgo convida o público a pensar na infância, que permanece em nós mesmo após a chegada na idade adulta. O espetáculo foi vencedor do prêmio Cena Minas em 2016.
A atividade acontece no sábado, 15 de junho, às 17h. A entrada é gratuita, e a classificação é livre.
Sábado com Libras
Desde 2015, o projeto atrai um público diversificado, com diferentes interesses e formações. Temas de ciência e arte são abordados nas atividades, voltadas para quem se comunica em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Sábado com Libras: João-de-Barros Quando: sábado, 15 de junho, às 17h Classificação: livre Onde: Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH Entrada: gratuita |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários