Em dezembro, vivências plurais estão em pauta no Espaço do Conhecimento UFMG, que acaba de lançar a mostra Mundos Indígenas. No próximo sábado, 07 de dezembro, às 14h, quem se comunica por Língua de Sinais poderá visitar a exposição recém-inaugurada na companhia de uma intérprete.
A mostra foi elaborada a partir de conceitos propostos por curadores indígenas dos povos Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Pataxoop e Tikmũ’ũn. Para exibir esses mundos, a exposição lança mão de ilustrações, gravuras, animações, além de objetos e artefatos como máscaras, cerâmicas e cestarias.
No sábado, os visitantes surdos farão um percurso pela mostra conduzido por Dinalva Andrade, atriz e intérprete de Língua Brasileiras de Sinais (Libras). A Visita pela Exposição Mundos Indígenas é gratuita e tem classificação livre.
Sábado com Libras
Desde 2015, o projeto Sábado com Libras une pessoas fluentes em Língua de Sinais e estudiosos do idioma para encontros e trocas. Atualmente, a programação oferece atividades semanais acessíveis sobre ciência e cultura.
Serviço: Sábado com Libras: Visita pela Exposição Mundos Indígenas Quando: sábado, 07 de dezembro, às 14h Classificação: livre Entrada: gratuita Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários