Fotografar requer conhecimentos técnicos básicos, como o uso da luz, o enquadramento e as cores que compõem a imagem. No próximo sábado, dia 23 de setembro, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe uma aula de fotografia especial para surdos, acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A atividade começa às 10h e será ministrada por Sabrina Rocha, selecionada na Chamada de Proposta para Oficinas do Sábado com Libras lançada pelo Espaço, com intuito de buscar alternativas de acessibilidade junto à comunidade externa. Os interessados em participar da oficina devem se inscrever pelo e-mail libras.conhecimento@gmail.com. Há 15 vagas disponíveis. A classificação indicativa é de a partir de 12 anos.
A oficina Surdofoto faz parte de um projeto maior, de mesmo nome, e já ocorreu em outras cidades do país, como em Brasília, onde surgiu. Em Belo Horizonte, a atividade será feita em parceria com o Espaço, com o objetivo de ensinar o básico da fotografia em Libras. Os participantes devem trazer uma câmera simples, que pode ser de celular, exceto iPhone.
O Sábado com Libras atrai um público diversificado, com diferentes interesses e formações. Astronomia e expressões artísticas variadas são temas trabalhados nas oficinas, que têm como público pessoas que se comunicam em Libras.
Sábado com Libras: Surdofoto, com Sabrina Rocha Quando: Sábado, 23 de setembro, às 10h Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH Inscrições: libras.conhecimento@gmail.com |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários