Os fenômenos celestes guardam mitos, lendas e mistérios. A busca pelo conhecimento que hoje temos sobre o universo começou há séculos, quando comunidades olhavam para o céu e interpretavam seus elementos de formas diferenciadas. A sessão do Planetário Astronomia Indígena com Libras retoma um pouco dessa memória, mostrando como os saberes das aldeias olham para o firmamento sob outros pontos de vista.
A exibição integra a programação da 11ª Primavera dos Museus, que ocorre de 18 a 24 de setembro e tem como tema Museus e suas Memórias. A projeção acontece no sábado, às 19h, e no domingo, às 13h. Além de mostrar que a memória dos indígenas sobre a astronomia se mantém viva, a sessão conta com adaptações para acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A entrada é gratuita, mas está sujeita à lotação do Planetário, que comporta 65 pessoas.
O Espaço do Conhecimento UFMG participa da 11ª Primavera dos Museus com exposições, oficinas, debates e sessões no Planetário. O evento ocorre anualmente, quando museus brasileiros, convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), desenvolvem uma programação especial.
Astronomia Indígena com Libras Quando: Sábado, 23 de setembro, às 19h; Domingo, 24 de setembro, às 13h Onde: Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
|
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários