Para fechar a programação especial do Setembro Azul, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma manhã dedicada à Astronomia no último dia do mês, 30 de setembro. Às 11h, os visitantes surdos poderão participar da Observação Solar e da sessão do Planetário Astronomia Indígena com Libras no quinto andar do museu.
Na companhia da intérprete de Língua de Sinais Dinalva Andrade, o público vai observar nosso Astro-Rei. Através de um telescópio especial, é possível ver manchas solares e ejeção de matéria. Em seguida, é hora de visitar o Planetário para uma exibição sobre os conhecimentos astronômicos dos índios tupis-guaranis. A sessão acessível Astronomia Indígena com Libras é uma produção original do museu.
A atividade é gratuita e tem classificação livre. Basta retirar uma senha na recepção.
A oficina integra a programação do Setembro Azul, mês em que se celebra o Dia Nacional do Surdo e o Dia Mundial da Língua de Sinais. Para marcar a ocasião, o Espaço promove atividades acessíveis todos os finais de semana.
Observação Solar + Sessão do Planetário Astronomia Indígena em Libras Quando: Sábado, 30 de setembro, às 11h Classificação: livre Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH Em caso de dúvidas, enviar e-mail para libras.conhecimento@gmail.com |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários