No mês de setembro, o Espaço do Conhecimento UFMG dá continuidade à sua programação dedicada à acessibilidade e à democratização da ciência e cultura!
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Terça – Domingo: 10h às 17h
Sábado: 10h às 21h
_________________________
Sábado com Libras: Contação de Histórias + Bate-papo, com Samuel Vitor
Quando: 06/09 (sábado), às 14h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: Em uma nova edição, o projeto “Sábado com Libras” do Espaço do Conhecimento UFMG recebe Samuel Vitor, criança de 10 anos, que se define como “um pintor de emoções, um poeta do coração, um escritor da mente, um músico da felicidade, um contador de histórias da alegria e um palestrante da sabedoria”. Durante a atividade, Samuel contará histórias de livros escritos por ele e convidará os participantes para um momento de interação por meio de um bate-papo acessível em português e na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Público: Todos os públicos, a partir de 04 anos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 20 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
_______________
Oficina “Ciências em Mãos: Pintando Fósseis”
Quando: 13/09 (sábado), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: Durante a oficina, voltada para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os participantes serão convidados a conhecer a paleontologia por meio da arte! Após um momento introdutório sobre conceitos paleontológicos, serão oferecidas réplicas em gesso de fósseis do acervo do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, para que os participantes possam pintar e levar para casa. Trilobitas, mesossaurus, dentes-de-sabre e samambaias serão algumas das réplicas disponibilizadas para pintura.
Público: Públicos de todas as idades com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 15 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Oficina “Vozes Ancestrais: Contação de Histórias Audiodescritiva”
Quando: 14/09 (domingo), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: A atividade visa proporcionar uma experiência sensorial e acessível de contação de histórias, por meio de recursos de audiodescrição e mediação sensível, valorizando as cosmologias Maxakali e Yorubá, a oralidade e o contato com saberes ancestrais afro-indígenas.
Público: Pessoas com deficiência visual e demais interessados
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 25 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
_______________
Palestra “Autocuidado e Autoestima, com Jessica Morais”
Quando: 20/09 (sábado), às 14h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: Para marcar o Dia Nacional da Pessoa Surda (26/09), o Espaço do Conhecimento recebe Jessica Morais, maquiadora surda e consultora de beleza, para conversar sobre sua trajetória, barreiras e conquistas. A palestra também irá abordar o tema de cuidados com a pele e dicas práticas para transformar a autoestima por meio do autocuidado. A atividade será acessível em português e na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Público: Todos os públicos, a partir de 09 anos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 20 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Sessão Netuno de Planetário: “Era Uma Vez no Céu”
Quando: 21/09 (domingo), às 16h
Descrição: A Sessão Netuno (Sessão Azul) é uma experiência sensorial, no Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, criada especialmente para o público autista! Com som ajustável, linguagem adaptada e iluminação suave, a sessão é um convite para celebrar a Lei Brasileira de Inclusão e reafirmar o compromisso de tornar a educação, o lazer e a ciência acessíveis. A sessão é gratuita e irá abordar as estrelas e as constelações que podem ser facilmente reconhecidas no céu, além de mostrar os planetas da maneira que são vistos a olho nu da superfície terrestre.
Ingressos: Os ingressos gratuitos devem ser adquiridos na recepção no mesmo dia da atividade
Público: Crianças, jovens, adultos e idosos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Duração aproximada: 40 min
Número de vagas: Até 35 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
_______________
Oficina “Conversa Neurodiversa: Autismo na Universidade”
Quando: 27/09 (sábado), às 14h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: Roda de conversa entre estudantes universitários com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pensada como um espaço seguro e acolhedor para o compartilhamento de vivências, rotinas, desafios, conquistas e momentos positivos. A atividade constitui um momento de escuta e identificação, que busca fortalecer vínculos, construir uma rede de apoio e ampliar o reconhecimento da neurodiversidade nos ambientes museais e educacionais.
Público: Estudantes universitários com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Duração aproximada: 1h30
Número de vagas: Até 12 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Sessão Netuno de Planetário: “O Céu da Região Metropolitana de BH”
Quando: 28/09 (domingo), às 16h
Descrição: A Sessão Netuno (Sessão Azul) é uma experiência sensorial, no Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, criada especialmente para o público autista! Com som ajustável, linguagem adaptada e iluminação suave, a sessão é um convite para celebrar a Lei Brasileira de Inclusão e reafirmar o compromisso de tornar a educação, o lazer e a ciência acessíveis. A sessão é gratuita e mostrará o céu noturno do dia da visita ao Planetário, visível da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de ajudar no reconhecimento de planetas, estrelas e constelações.
Ingressos: Os ingressos gratuitos devem ser adquiridos na recepção no mesmo dia da atividade
Público: Crianças, jovens, adultos e idosos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Duração aproximada: 40 min
Número de vagas: Até 35 participantes
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
_______________
Exibição na Fachada Digital – “Que sinal é esse?”
Quando: 01 a 30/09, das 18h às 22h
Descrição: Durante o mês de setembro, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento exibirá palavras e termos na Língua Brasileira de Sinais (Libras), relacionadas a cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, bem como termos ligados à mobilidade, ao cotidiano urbano e aos temas da exposição “MetropoliTRAMAS”.
Público: Todos os transeuntes da Praça da Liberdade
Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O museu integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Cemig e da CYMI.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Sobre a Cemig
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.