Terra, o planeta azul – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Terra, o planeta azul

Terra, o planeta azul

 

Quando pensamos esteticamente no nosso planeta, a priori nos é despertada ideias ligadas a sua cor. Terra, o planeta azul, que assim foi nomeado por Iuri Gagarin, primeiro ser humano a vê-lo do espaço, a bordo da missão soviética Vostok 1 em 12 de abril de 1961. A famosa frase entrou para o imaginário social, e futuramente os registros fotográficos realizados no espaço também comprovaram tal constatação. Mas, você sabe por que nosso planeta é azul?

(Espaçonave Vostok 1) Fonte: Getty Images

(Espaçonave Vostok 1) Fonte: Getty Images

 

O desenvolvimento das belezas que podemos observar na Terra, seja visualizando-as da janela das nossas casas ou por uma fotografia capturada do espaço, foram possibilitadas por um fator primário essencial para a vida animal e vegetal: a água.

 

Imagine um mundo sem água, e por consequência sem vegetação, sem animais e sem vida, pelo menos tal qual da forma como conhecemos. Ela foi e é um elemento primordial para evolução. A água representa cerca de 71% da superfície terrestre, e assim cobre grande parte do nosso globo. Aqui então já temos a resposta para a nossa pergunta, não é? A Terra é azul graças à grande quantidade de água!

 

A luz emitida pelo Sol é formada pela combinação de diversas cores, que podemos ver no arco-íris ou ao passar a luz solar por um prisma. Ao iluminar os oceanos, as moléculas e partículas presentes nele absorvem a maioria dessas cores, com exceção do azul, que é refletido. Dessa forma, os oceanos apresentam tons azulados, que podem ter algumas variações devido a presença de moléculas e partículas um pouco diferentes de uma região para outra.

Fonte: Blender Timer (Pixabay)

 

Agora pense, se a cor vermelha fosse irradiada, nossos mares seriam vermelhos, e consequentemente a Terra seria o planeta vermelho, competindo o título com nosso vizinho Marte.

 

Os astronautas só identificam a Terra como Planeta Azul quando olham para ela em seus momentos iluminados pelo Sol. Do outro lado, onde é noite, a Terra é escura, pois não há luz solar para interagir com os oceanos e gerar sua cor azulada característica.

 

A abundância de água salgada e doce em nosso planeta também contribui para a forma como o enxergamos, mas além disso, seu importante papel de manutenção da vida foi um dos fatores primários que nos possibilitou chegar até aqui.

 

[Texto de autoria de Fernando J. J. Silva, bolsista do Núcleo de Comunicação e Design]

 

Para saber mais:
https://bit.ly/3loTAMe
https://bit.ly/3y8XFbj
https://bit.ly/3uROmKP
https://bit.ly/3hsuJ8i
https://bit.ly/3fcvb7W