Trinta Anos da obra de Oscar Araripe – Espaço do Conhecimento UFMG
 
descubra | FACHADA DIGITAL | Trinta Anos da obra de Oscar Araripe

Fachada Digital expõe as primeiras pinturas do artista

 

 

Cansado das palavras que o rodeavam desde a juventude e que o fizeram escritor, Oscar Araripe decidiu se aventurar pela pintura. Autodidata e dono de rigorosos processos de composição, em sua obra inaugural, realizada na década de 1980 e intitulada Os Pilares, criou 1.200 imagens. Pintou paisagens, memórias da infância e também histórias.

Quase três décadas depois, uma parte desse trabalho que consagrou o artista chega à Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG no próximo sábado, dia 30 de setembro. Nomeado O Brasil Nunca Mais o Brasil – 5 Estórias Sem Palavras, o conjunto é formado por 149 imagens, algumas ainda inéditas, divididas em cinco séries: Areião ou Itabira monamour, O Docodema ou O Governo do Poeta, Piauí da Paraíba, mulher macho sim senhor, O Sabuji ou Nossas águas tem mais peixes e O Uaupés ou Somos todos amazônicos.

Para Oscar Araripe, que realiza exposições individuais e coletivas desde o fim da década de 1980 no Brasil e no exterior, a Fachada é uma interface importante para colocar suas obras em diálogo com a cidade. “Quando soube da Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, que projetava imagens em grandes formatos na Praça da Liberdade, fiquei muito feliz, pois finalmente minha obra d’Os Pilares poderia ser vista conforme tinha sido imaginada”, afirma.

Para apreciar a exposição na Fachada, basta passar pela Praça da Liberdade entre 18h e 22h. A exibição fica em cartaz até 15 de outubro.

 

 

O Brasil Nunca Mais o Brasil – 5 estórias sem palavras, de Oscar Araripe
Quando: 30 de setembro a 15 de outubro de 2017, das 18h às 22h
Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH