Primeira visita escolar ao novo Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG reúne estudantes do Barreiro em uma experiência de descobertas e encantamento
18 de novembro de 2025
Na manhã ensolarada de uma quarta-feira de novembro, o quinto andar do Espaço do Conhecimento UFMG foi tomado por olhares curiosos e sorrisos largos. Pela primeira vez desde a renovação do Planetário, que agora conta com novos projetores digitais e está entre os cinco mais modernos do Brasil, o museu recebeu estudantes da Escola Estadual General Carlos Luiz Guedes, da Região do Barreiro (BH/MG).
Antes mesmo da sessão começar, a expectativa tomava conta do público. “Acho que vou ver várias coisas… a Terra, o mundo… Saturno!”, disse Ana Luiza, de 11 anos, com os olhos atentos à cúpula. Ao lado, Ana Clara, de 10 anos, completou animada: “Sempre quis ver isso, deve ser muito legal!”. Lucas, de 11 anos, também não escondia a empolgação antes da sessão: “Eu gostaria de ver todos os planetas e conhecer mais das estrelas e do espaço, porque é uma coisa que gosto muito.” Durante a exibição de “O Segredo do Foguete de Papelão”, entre gritos de surpresa e suspiros de admiração, os pequenos viajaram por mundos distantes, sem sair do centro de Belo Horizonte Após a imersão, com um sorriso largo, Lucas resumiu a atividade em poucas palavras: “Muito boa, experiência única!”.
Já Gabriel, de 10 anos, se encantou com a projeção: “Eu gostei da tecnologia que teve lá no filme e do espaço com várias representações culturais. Depois de ver isso, eu acho que vou querer ser astronauta”, contou.
Para Flávia Carolina, supervisora da escola, o momento foi de emoção. “Trazer as crianças aqui foi incrível. A curiosidade delas é aguçada, e muitos não têm essa oportunidade. Trazer a escola e conseguir proporcionar isso é especial demais. Foi muito bom a gente ter conseguido esse momento aqui com vocês”, contou, emocionada.
Entre descobertas e risadas, a manhã terminou com a visita às exposições do Espaço do Conhecimento. Para os pequenos e para a equipe do museu, foi mais do que um passeio escolar, foi uma jornada pelo conhecimento e pela imaginação.
As visitas como a da Escola Estadual General Carlos Luiz Guedes integram o projeto de Agendamento de Visitas em Grupo do Espaço do Conhecimento UFMG, que, em 2025, promoveu um sorteio gratuito voltado a escolas públicas da Região Metropolitana e de regiões mais afastadas da regional centro-sul de Belo Horizonte. A seleção priorizou instituições públicas, filantrópicas e organizações não governamentais situadas na RMBH ou em Belo Horizonte, especialmente aquelas localizadas em Unidades de Planejamento com Índice de Qualidade de Vida Urbana (IQVU) inferior a 0,61.
Nos encontros presenciais do Espaço Aberto a Educadores (programa formativo voltado para professores), as instituições selecionadas puderam realizar visitas mediadas ao museu com transporte gratuito, viabilizado pelo projeto Ações Educativas: valorização e produção de saberes no Espaço do Conhecimento UFMG (nº 2236/2023), aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e apoiado pelo Instituto Unimed BH.
(Por Fernando Silva)
Conversas de Terreiro: Menino Jazz (Multiverso)
Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG reabre nesta semana com novos projetores digitais
Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG inaugura novos projetores digitais (2025)
Oficina “Rap nas Raízes: Influências Afro-brasileiras” (novembro/2025)