Um novo olhar para o céu – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Um novo olhar para o céu

Um novo olhar para o céu

Primeira visita escolar ao novo Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG reúne estudantes do Barreiro em uma experiência de descobertas e encantamento

 

18 de novembro de 2025

 

Na manhã ensolarada de uma quarta-feira de novembro, o quinto andar do Espaço do Conhecimento UFMG foi tomado por olhares curiosos e sorrisos largos. Pela primeira vez desde a renovação do Planetário, que agora conta com novos projetores digitais e está entre os cinco mais modernos do Brasil, o museu recebeu estudantes da Escola Estadual General Carlos Luiz Guedes, da Região do Barreiro (BH/MG).

 

Antes mesmo da sessão começar, a expectativa tomava conta do público. “Acho que vou ver várias coisas… a Terra, o mundo… Saturno!”, disse Ana Luiza, de 11 anos, com os olhos atentos à cúpula. Ao lado, Ana Clara, de 10 anos, completou animada: “Sempre quis ver isso, deve ser muito legal!”. Lucas, de 11 anos, também não escondia a empolgação antes da sessão: “Eu gostaria de ver todos os planetas e conhecer mais das estrelas e do espaço, porque é uma coisa que gosto muito.” Durante a exibição de “O Segredo do Foguete de Papelão”, entre gritos de surpresa e suspiros de admiração, os pequenos viajaram por mundos distantes, sem sair do centro de Belo Horizonte Após a imersão, com um sorriso largo, Lucas resumiu a atividade em poucas palavras: “Muito boa, experiência única!”.

 

Gabriel, de 10 anos, se encantou com a projeção: “Eu gostei da tecnologia que teve lá no filme e do espaço com várias representações culturais. Depois de ver isso, eu acho que vou querer ser astronauta”, contou.

 

Para Flávia Carolina, supervisora da escola, o momento foi de emoção. “Trazer as crianças aqui foi incrível. A curiosidade delas é aguçada, e muitos não têm essa oportunidade. Trazer a escola e conseguir proporcionar isso é especial demais. Foi muito bom a gente ter conseguido esse momento aqui com vocês”, contou, emocionada.

 

Entre descobertas e risadas, a manhã terminou com a visita às exposições do Espaço do Conhecimento. Para os pequenos e para a equipe do museu, foi mais do que um passeio escolar, foi uma jornada pelo conhecimento e pela imaginação.

 

As visitas como a da Escola Estadual General Carlos Luiz Guedes integram o projeto de Agendamento de Visitas em Grupo do Espaço do Conhecimento UFMG, que, em 2025, promoveu um sorteio gratuito voltado a escolas públicas da Região Metropolitana e de regiões mais afastadas da regional centro-sul de Belo Horizonte. A seleção priorizou instituições públicas, filantrópicas e organizações não governamentais situadas na RMBH ou em Belo Horizonte, especialmente aquelas localizadas em Unidades de Planejamento com Índice de Qualidade de Vida Urbana (IQVU) inferior a 0,61.

 

Nos encontros presenciais do Espaço Aberto a Educadores (programa formativo voltado para professores), as instituições selecionadas puderam realizar visitas mediadas ao museu com transporte gratuito, viabilizado pelo projeto Ações Educativas: valorização e produção de saberes no Espaço do Conhecimento UFMG (nº 2236/2023), aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e apoiado pelo Instituto Unimed BH.

 

(Por Fernando Silva)

 

Confira alguns registros!