O Espaço do Conhecimento UFMG promove, neste final de semana, um mergulho na cultura africana. Um dos povos que habitou a região da Nigéria e deixou muitas marcas por seu território é o foco da atividade Cosmogonia Yorubá e Outras Histórias no próximo sábado, dia 18 de novembro, às 15h.
Na exposição Demasiado Humano, os visitantes serão apresentados à cultura Yorubá, desde a criação do mundo até algumas aventuras vividas por orixás, como Olocum, que acolhe todos os rios e se torna a rainha das águas, e Nanã, responsável por fornecer a lama para a modelagem do homem. Segundo a tradição, uma galinha ajudou a espalhar a terra primordial do planeta, fruto de uma missão dada por um grande orixá aos seus filhos.
A classificação indicativa é livre. Para ouvir essas histórias, basta pegar uma senha na recepção do Espaço. A participação é gratuita.
A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, mediação coletiva, clube de leitura e sarau prometem agitar o mês de novembro. Para mais informações, acompanhe as nossas redes sociais.
Cosmogonia Yorubá e Outras Histórias
Quando: Sábado, 18 de novembro, às 15h
Participação: gratuita mediante retirada de senha na recepção
Classificação: livre
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários