Viajando pelo Espaço – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Viajando pelo Espaço

Programação de férias aborda astronomia de forma criativa com os pequenos

 

Nas férias de verão, o Espaço do Conhecimento UFMG leva os visitantes a uma verdadeira viagem pelo universo. Combinando diversão e conhecimento, oficinas, sessões no Planetário e exibição de filme trazem a astronomia e a ciência para mais perto do cotidiano.

No Terraço Astronômico, será exibido o clássico Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, considerado o primeiro filme de ficção científica da história. Com muito humor e técnicas de ilusionismo, o curta-metragem narra a viagem de cinco astrônomos ao satélite natural da Terra. A projeção acontece nos sábados, dias 13 e 27 de janeiro, às 19h, e contará, em seguida, com uma atividade organizada pela equipe do Núcleo Astronomia do Espaço.

As aventuras continuam pelo nosso Sistema Solar, um complexo conjunto de oito planetas que giram ao redor do Sol. Você sabe qual é o maior deles? E o mais próximo do Astro Rei? Com o auxílio de um jogo de cartas, os visitantes vão descobrir essas e outras curiosidades na atividade Jogo do Sistema Solar, que acontece nos dias 03, 10, 17, 24 e 28 de janeiro e 02 de fevereiro, às 11h, e 06, 13 e 20 de janeiro, às 14h. A participação é gratuita e tem classificação de 8 anos.

O Sistema Solar também é tema da oficina Teatro dos Planetas, em que os visitantes vão simular os movimentos e as posições desses corpos celestes utilizando braços e pernas. Quais planetas podem ser observados a olho nu? Qual leva mais tempo para dar uma volta completa ao redor do Sol? A atividade aborda essas e muitas outras curiosidades nos dias 07, 14, 21, 26 e 31 de janeiro, às 11h; 04, 11 e 18 de janeiro e 03 de fevereiro, às 14h, e 20 de janeiro, às 19h. A classificação é de 6 anos.

De terça a domingo, o Planetário exibe diversos filmes para todas as idades. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Confira a programação e a política de gratuidade e meia-entrada aqui.

 

Confira a programação:

 

Jogo do Sistema Solar
Quando: 03, 10, 17, 24 e 28 de janeiro e 02 de fevereiro, às 11h; 06, 13 e 20 de janeiro, às 14h
Classificação: a partir de 8 anos

 

Teatro dos Planetas
Quando: 07, 14, 21, 26 e 31 de janeiro, às 11h; 04, 11 e 18 de janeiro e 03 de fevereiro, às 14h; 20 de janeiro, às 19h
Classificação: a partir de 6 anos

 

Exibição do filme Viagem à Lua
Quando: 13 e 27 de janeiro, às 19h
Duração: 20 min
Classificação: livre

 

Para mais informações, acompanhe também as nossas redes sociais!