Conhecer o que está além do céu azul que vemos todos os dias não é privilégio dos cientistas. A Astronomia pode, sim, ser compreendida por qualquer um, inclusive as crianças! Em maio, o Espaço do Conhecimento UFMG traz esse conteúdo para os amantes do Universo, por meio de oficinas e sessões de Planetário, de forma lúdica e didática.
Diariamente, o Planetário leva os visitantes a explorarem o cosmos. Há sessões para todas as idades que permitem uma experiência imersiva e contemplativa pelo espaço sideral. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).
Aos sábados, no Terraço Astronômico, acontece a Observação Noturna, das 19h às 21h. As senhas são distribuídas, gratuitamente, a partir das 17h30. Os visitantes podem ver de perto a Lua, planetas – quando estão disponíveis no céu, – ou aglomerados de estrelas.
Nos domingos, a Observação do Sol anima a manhã, das 11h às 13h. A atividade também é gratuita e tem senhas distribuídas a partir das 10h. Um telescópio especial permite que o público olhe para o Astro-Rei sem danificar a visão.
Aprender brincando
Todos os sábados, às 14h, o Núcleo de Astronomia realiza atividades que convidam os visitantes a entenderem o Universo e seu funcionamento. No dia 05, a oficina Brincando de Ser Cientista estimula os participantes a descobrirem o que há dentro de uma caixa. Na experiência, percebem como os pesquisadores desvendam mistérios utilizando o principal método: a intuição!
Na semana seguinte, no dia 12, o passeio é pelo Sistema Solar! Na atividade Teatro dos Planetas, o público utiliza o corpo para simular os movimentos e as posições de alguns planetas do nosso sistema.
No dia 19, as descobertas continuam na oficina Relógio de Sol, que é montado e testado no Terraço Astronômico. A atividade ensina a ler as horas a partir da sombra projetada pela nossa estrela.
No último sábado do mês, dia 26, o Jogo do Sistema Solar convida os visitantes a testarem seus conhecimentos sobre o conjunto de planetas que giram em torno do Astro-rei através de cartas que estimulam a observação e a lógica.
A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas e contação de histórias prometem agitar o mês de maio.
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários