Programação
 



3. FÓRUM INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA “Limites: rupturas e desdobramentos”

Coordenação geral: Fabrício Fernandino (UFMG)
Público-alvo: estudantes de arte, artistas, professores (das várias áreas da produção artística); produtores culturais, profissionais ligados à arte e interessados em arte contemporânea.
Preço: R$ 70,00 (palestras e uma oficina)


3.1. PALESTRAS

Período: 13 a 18 de julho
Horário: 18 horas (dia 13 de julho)
9h às 12 horas (de 14 a 18 de julho)
Vagas: 100
Local: Auditório da FAFEID (Faculdades Federais Integradas de Diamantina) -Rua da Glória, 187 - Centro


Projetos Especiais

Coordenador da mesa: Fabrício Fernandino (UFMG)
Palestra “Arte na Hora da Revisão”
Affonso Romano de Sant’Anna (RJ) – Poeta e cronista. Doutor pela UFMG. Nos anos 70, dirigiu o Departamento de Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica/RJ. Foi também professor da UFMG e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como jornalista, trabalhou nos principais jornais e revistas do país: Jornal do Brasil (pesquisa e copy desk), Senhor (colaborador), Veja (crítico), Isto É (cronista), colaborador de O Estado de São Paulo. Cronista do Jornal do Brasil e de O Globo. Foi presidente da Biblioteca Nacional entre 1990 e 1996. Conquistou vários prêmios nacionais e foi júri de uma série de prêmios internacionais. Sua obra tem cerca de trinta livros e revistas no exterior, além de dois CDs, um de poesia, gravado por Tônia Carrero, e outro de crônicas, com participação especial de Paulo Autran.

Palestra “Revisões e Rupturas”
Olívio Tavares de Araújo (SP) – Crítico de arte e cineasta residente em São Paulo. Autor de mais de quarenta documentários, em filme e vídeo, principalmente sobre arte brasileira. Autor de mais de dez livros sobre o mesmo assunto. Duas vezes premiado pela Associação Brasileira de Críticos de Arte com o “Prêmio Gonzaga Duque” (conjunto da atividade crítica do ano), em 1976 e em 1998. Membro de júri de salões e curador de exposições, ex-membro da Comissão de Arte da Bienal de São Paulo, do Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Museu de Arte Moderna do Rio. Premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior.


Palestra “A Arte enquanto Ruptura e os Desdobramentos Subseqüentes”
Rodrigo Antônio de Paiva Duarte (UFMG) - doutor em filosofia pela Universität Gesamthochschule Kassel (Alemanha) e professor do Departamento de Filosofia da UFMG. Realizou estágio de pós-doutorado na University of California at Berkeley e foi professor visitante na Bauhaus Universität Weimar. É autor de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas e coletâneas, no Brasil e no exterior, além dos seguintes livros: Marx e a natureza em “O Capital” (1986), Mímesis e Racionalidade. A concepção de domínio da natureza em T.W. Adorno (1993), Adornos. Nove ensaios sobre o filósofo frankfurtiano (1997), Adorno/Horkheimer e a Dialética do esclarecimento (2002) e Teoria crítica da indústria cultural (2003 – no prelo).

Dia: 13 de julho


Artes Cênicas

Coordenador da mesa:
Ernani Maletta (UFMG) – maestro, cantor, ator, preparador e arranjador vocal. Professor de Expressão Vocal do Curso de Artes Cênicas da UFMG e mestrando pela Faculdade de Educação/UFMG com pesquisa voltada para formação do ator. Nos últimos anos, vem realizando um trabalho direcionado à preparação musical de atores, em especial o Grupo Galpão, destacando-se como arranjador vocal. É regente e diretor cênico do Coral Voz & Companhia desde a sua criação. Integra o Grupo Vocal Nós & Voz.

Palestra “Performance e Novas Tecnologias Comunicacionais”
Maria Beatriz de Medeiros/Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos (DF) - Bia Medeiros é professora da Universidade de Brasília, coordenadora do GPCI, apoiado pelo CNPq. Desde 1992, realiza espetáculos, performances, vídeoartes, vídeoinstalações, web-arte e performance em telepresença. Em 2003 participou, juntamente com o GPCI, da exposição Art Frankfurt, Frankfurt. Em 2002 expôs na Galeria da Caixa e na Galeria Ecco, em Brasília, além de realizar diversas performances em telepresença.

Palestra “Performance e Teatro”
Rita Gusmão (UFMG) – atriz, videasta, performática, encenadora, clown, pesquisadora em artes cênicas, vice-coordenadora do Núcleo Transdisciplinar de Estudos sobre a Performance/UnB/DF; mestra em Multimeios pela Unicamp/SP. Professora do Curso de Artes Cênicas, do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema/Escola de Belas-Artes/UFMG.

Palestra “Corpo em Movimento: discutindo a arte contemporânea em Nova Iorque”
Patrícia Hoffbauer (RJ/Nova Iorque) – Brasileira, trabalha em Nova Iorque desde 1985 como coreógrafa e performer. Fundou sua companhia em 1987 e produziu, desde então, diversos trabalhos apresentados nos Estados Unidos. Em Nova Iorque seu trabalho tem sido apresentado nos espaços Symphony Space, Dance Theater Workshop, Brooklyn Academy of Music’s Leperq Space, entre outros. Desde 1995 colabora com o artista George Emilio Sanchez. No biênio 2002/03 Hoffbauer/Sanchez receberam o prêmio Viola Farber na Sara Lawrence College. Trabalhou como professora e coordenadora do programa Trinity College/La MaMa Theater em Nova Iorque de 1994 a 2001. Seu trabalho coreográfico recebe apoio financeiro de fundações, incluindo Rockfeller Foundation, New York Foundation for the Arts, National Endowment for the Arts, entre outras.

Dia: 14 de julho

Artes Plásticas
Coordenador da mesa:
Carlos Wolney Soares (UFMG) – Desenhista e pintor; professor e Chefe do Departamento de Desenho da Escola de Belas-Artes da UFMG até abril/2003; Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas-Artes da UFMG; bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard (Universidade do Estado de Minas Gerais - 1970); bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG; participou de vários salões oficiais e salões nacionais de artes plásticas; prêmios em gravura, desenho e pintura; exposições individuais em Belo Horizonte, São Paulo, Ribeirão Preto, Brasília, Goiás; exposições coletivas na Venezuela, em Londres; 1ª Bienal Nacional SP, 1974; 5ª e 6ª Bienais de San Juan Del Grabado Latino-Americano.

Palestra “Experiências Curatoriais do Museu de Belas-Artes de Bordeaux/França”
Eric Féloneau (França) – Curador e Assistente de Direção do Museu de Belas Artes de Bordeaux/França. Trabalha nos processos de criação, montagem, infra-estrutura e divulgação das mostras do Museu.

Palestra “Trajetória da Artista e a Arte Contemporânea Hoje”
Leda Catunda Serra (SP) – Doutorado pela Escola de Comunicação e Artes (ECA)-USP, atualmente leciona na Faculdade Santa Marcelina/São Paulo. Expõe regularmente desde 1981 no Brasil e no exterior. Algumas das exposições individuais: Módulo Centro Difusor de Arte, Lisboa/Portugal (1992); Pulitzer Art Gallery, Amsterdan/Holanda (1993); Paço Imperial, Rio de Janeiro/RJ (1997); Galeria Ramis Barquet, Nova Iorque/USA (2000); Galeria FortesVilaça, São Paulo/SP (2002); Centro Universitário Mariantonia, São Paulo/SP (2003).

Palestra “Intervenções Suburbanas”
Maria Angélica Melendi (UFMG) – Professora adjunta do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas-Artes da UFMG. Doutora em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG. Desempenhou-se, como consultora artística e pesquisadora, em equipes de arquitetura e urbanismo. Na atualidade investiga as relações entre memória, arte visual, literatura e política na América Latina, assunto sobre o qual tem publicado artigos em livros, jornais e revistas acadêmicas.

Dia: 15 de julho


Música
Coordenadora da mesa:
Guida Borghoff (UFMG) – Mestrado em Música de Câmara pela Escola Superior de Música de Freiburg (Alemanha), e doutorado em Acompanhamento de Lied pela Escola Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha). Atua freqüentemente em concertos com diferentes formações de música de câmara, divulgando especialmente a música brasileira e a música contemporânea. Professora da Escola de Música da UFMG. Coordenou a área de Música do 34º Festival de Inverno da UFMG.

Palestra “O Objeto Musical na Sociedade Global Contemporânea”
Edgar Alandia Canipa (Bolívia/Roma) – boliviano, radicado na Itália, atualmente é professor de Composição no Conservatório de Música de Perugia (Itália). Tem várias obras premiadas, entre elas “Pampa” para clarineta e orquestra (“V.Bucchi” de Roma/1978), “Canto de hoy” para solistas, coro e orquestra (“I.Carreno” de Caracas/1981) e “Sajsayhuamàn” para orquestra (Festival de Veneza “Opera Prima”/1982). Solistas e grupos de câmara de renome como Michiko Hirayama, Barry Webb, Jesus Villa Rojo, 2E2M (Paris), London Sinfonietta, entre outros, incluem suas obras em suas programações concertísticas, tendo colaborado também com o Ballet du XXème Siècle, de Béjart. Suas composições são editadas pela Ricordi de Milano, Edipan de Roma, BMG Ariola de Roma e Musicinco de Madrid. Suas obras são tocadas regularmente em festivais de música contemporânea e temporadas de concertos na Europa e América.

Palestra “Improvisação em Música Popular, Mente e Natureza”
Mauro Rodrigues (UFMG) – graduado em flauta pela Escola de Música da UFMG e mestrado em musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ). Participou do programa de Professor Visitante na Escola de Música da UFMG. Foi Pesquisador Visitante pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Atualmente, é professor na Escola de Música da UFMG. Tem atuado como compositor, arranjador e instrumentista em apresentações e gravações de artistas como: Adélia Prado, Babaya, Milton Nascimento, Rudi Berger, Toninho Horta, Hermeto Paschoal, Paulinho Pedra Azul, Nelson Aires, Tavinho Moura, Juarez Moreira e Beto Guedes, dentre outros.

Palestra “O Futuro da Música Instrumental após o Advento da Música Eletroacústica”
Flo Menezes (SP) – compositor paulista, estudou Composição com Willy Corrêa de Oliveira, Composição Eletrônica com Hans Humpert, em Colônia, Alemanha (Mestrado), e Musicologia Contemporânea (com Tese sobre Berio) com Henri Pousseur, em Liège, Bélgica (Doutorado). É, até o presente, o primeiro e único Livre-Docente em Composição Eletroacústica no Brasil. Atuou como compositor selecionado e convidado em diversos centros de música eletroacústica do mundo (GRM, IRCAM, BEAST, Musiques & Recherches, etc.). Em 1994, de volta ao Brasil, funda o Studio PANaroma em São Paulo. É detentor dos principais prêmios internacionais na área (Ars Electronica, Unesco, Trimalca, Luigi Russolo) e autor de vários livros, dentro e fora do Brasil, incluindo as duas primeiras publicações em português sobre a Música Eletroacústica.

Dia: 16 de julho

Literatura e Cultura

Coordenadora da mesa:
Lucia Castello Branco (UFMG)
Professora de Literaturas Portuguesa e Brasileira na UFMG, doutora em Literatura Comparada pela UFMG, com pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Nova de Lisboa (1992) e pela Universidade da Califórnia, Riverside (2001/2002). Escritora, autora de diversos livros na linha de pesquisa “Literatura e Psicanálise” e de livros de contos, novela e literatura infanto-juvenil, dentre os quais destacam-se Os absolutamente sós (Autêntica, 2000), Livro de cenas fulgor (Edições 2 Luas, 2000), A falta (Record, 1997) e Nunca mais (Record, 2000).

Palestra “As Narrativas Indígenas como Literatura”
Betty Mindlin (SP) – antropóloga, com doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e economista, realizou projetos de pesquisa e apoio a numerosos grupos indígenas da Amazônia. Lecionou na Universidade de São Paulo e na Fundação Getúlio Vargas, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Entre outros livros, escreveu em co-autoria com narradores indígenas, seis livros de mitos, como Couro dos espíritos, SENAC, 2001. É fundadora do IAMÃ – Instituto de Antropologia e Meio Ambiente, uma instituição não-governamental criada em 1987, na qual trabalhou até o ano 2001.

Palestra “O Filme entre o Romance e o Ensaio”
César Geraldo Guimarães (UFMG) – Doutor em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG e professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG. É autor de Imagens da memória: entre o legível e o visível (Editora UFMG, 1997) e de diversos artigos sobre as relações entre o cinema e a literatura e também acerca da experiência estética no domínio das imagens. Atualmente, desenvolve a pesquisa “Vida cotidiana e experiência estética” junto ao CNPq, e ministra os cursos “Teorias da imagem” e “Imagem e sociabilidade” junto ao curso de Graduação e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG.

Palestra “Literatura Mexicana – os limites do feminino”
Margo Glantz (México) – Professora da Universidade Nacional Autônoma do México. Professora visitante em Harvard, Princeton, Rice, Yale, Berkeley e La Jolla. Colabora em diversos meios de difusão, rádios e jornais mexicanos. Autora de diversos romances, dentre os quais destacam-se Zona de Derrumbe, El rastro e Apariciones, este último traduzido para o português pela Editora Autêntica, de Belo Horizonte, em 2002. Autora de diversos livros de ensaios, dentre os quais destacam-se Esguince de cintura e Sóror Juana Inês de la Cruz: saberes y placeres.

Dia:17 de julho


Mídia Arte
Coordenador da mesa:
Rodrigo Minelli Figueira (UFMG) - Mestre em Sociologia da cultura, é professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG e dedica-se à pesquisa e experimentação da arte eletrônica, com uma reflexão a respeito das questões referentes às transformações das condições de produção, recepção e percepção de imagens e informações. Atua como curador, consultor, diretor, e seus trabalhos têm sido apresentados em diversas mostras e festivais, com prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, no Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba e no FORUMBHZ Vídeo. Atualmente, dedica-se a apresentações com manipulação ao vivo de música e imagens, com o grupo FAQ/feitoamaos.


Palestra “Tempo Espaço: pensando as mídias em expansão”
José dos Santos Cabral (UFMG) – Arquiteto e professor da Escola de Arquitetura da UFMG, é mestre e PhD pela University of Sheffield, na Inglaterra. Seus interesses atuais estão vinculados ao potencial liberador das tecnologias digitais e às formas sutis de subversão cultural, especialmente na relação entre performance e arquitetura.


Palestra “Tempo Espaço: pensando as mídias em expansão”
Lucas Bambozzi (SP) - Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Cursa mestrado em Filosofia (MPhil) no Centro CaiiA-STAR (Center for Advanced Inquiry in the Interactive Arts – Science, Technology & Art Research), Reino Unido. Trabalha em várias mídias e suportes, tendo construído ao longo dos últimos 12 anos um corpo consistente de obras em vídeo, filme, instalação, site-specific, projetos interativos, internet e CD-ROM, sendo freqüentemente premiado, e com exibições em cerca de 30 países. Em seus trabalhos mais recentes evidencia-se uma transposição do conceito do portrait para imagem em movimento, retratando as particularidades da vida privada cotidiana em seus paradoxos e antagonismos inseridas no contexto do caos urbano.

Palestra “Tempo Espaço: pensando as mídias em expansão”
Luiz Duva (SP) – Nos últimos 15 anos, tem criado e realizado vídeos, documentários, vídeo-instalações e performances que pesquisam e utilizam o suporte na busca da construção de imagens pessoais. Com concepções estéticas e narrativas próprias, seus trabalhos passam o vigor através dos temas, que têm em comum: a procura, o contorno e o entendimento do CORPO dentro de suas limitações físicas/emocionais e de suas inter-relações com o mundo, ser. Já recebeu prêmios da Petrobras Artes Visuais, da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, de melhor ficção no 6º Rio Cine Festival, de melhor ficção no 7º Vídeo Brasil e de melhor roteiro na 12º Jornada de Cinema e Vídeo do Maranhão.

Palestra “Tempo Espaço: pensando as mídias em expansão”
Marcos Chaves (RJ) – Nascido no Rio de Janeiro, em 1961. Formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e no Bloco Escola do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Já teve mostras individuais em diversas galerias nacionais e participou de mostras nacionais e internacionais, como a XXV Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo; Panorama Brasileiro de Arte 2002 nos MAMs de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; I Bienal do Mercosul, Porto Alegre; Stazione Topolò/Postaja Topolove em Udine, Itália; Mistura + Confronto na Cidade do Porto, Portugal; Cyfuniad 2001 no País de Galles, Reino Unido; Calming the Clouds em Bergen, Noruega; IV Bienal de Havana, Cuba; entre outras. Recebeu prêmios no IV Salão MAM-Bahia, no XVI Salão Nacional de Artes Plásticas.

Dia: 18 de julho


3.2. OFICINAS DE ATUALIZAÇÃO

Período: 14 a 18 de julho. No dia 19 de julho será realizada mostra das oficinas, com a participação dos alunos matriculados.
Horário: 14h às 18h
Locais de realização:
Escola Estadual Leopoldo Miranda – Rua Macau do Meio, 338 - Centro (Artes Cênicas, Artes Plásticas, Literatura e Cultura, Midia Arte e Projetos Especiais)
Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita – Praça Cel. Cosme A. do Couto, s/nº - Centro (Música)

Artes Cênicas
Coordenador: Ernani Maletta (UFMG)
Subcoordenador: Fernando Mencarelli (UFMG)

PERFORMANCE EM TELEPRESENÇA: UMA NOVA LINGUAGEM
Novas tecnologias comunicacionais estão redimensionando o conceito de ator, de performance, de teatro e o conceito mesmo de comunicação. Poder compreender estas tecnologias é poder participar da contemporaneidade. A linguagem a ser estudada será a performance, a tecnologia empregada será a de videoconferência na rede mundial de computadores. Uma reflexão histórica sobre a linguagem artística performance servirá de base teórica para a prática.
Professoras – Maria Beatriz de Medeiros (Bia Medeiros) e Cyntia Carla Cunha dos Santos (DF) – Bacharelanda em Artes Cênicas, bolsista de iniciação científica do Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos (GPCI), participou como performer em trabalhos individuais e coletivos em Brasília, Maranhão, Sergipe, São Paulo, entre outros.
Público-alvo: estudantes de artes cênicas, artes visuais, comunicação e informática.
Vagas: 20
Pré-requisito: idade mínima de 18 anos.
Material do aluno: câmera de vídeo ou fotográfica, caso haja interesse em documentar a experiência.


“ PERFORMATIVIDADES”

Promover interface e prática teórica entre a linguagem teatral e a performance. Desenvolver reflexão crítica sobre a performance como linguagem e sua interferência no teatro contemporâneo. Elaborar intervenção performática com grupo de participantes da oficina.
Professora – Rita Gusmão (UFMG)
Público-alvo: artistas cênicos, artistas plásticos, estudantes de artes e de letras, estudantes em geral.
Vagas: 20
Pré-requisito: idade mínima de 18 anos; disponibilidade para intervenção pública. Ousadia e mente aberta são também requisitos essenciais para um melhor aproveitamento da oficina.


CORPO, MOVIMENTO, PALAVRAS
Oferecer aos participantes um espaço de investigação física, dramática e performática, explorando as diferentes combinações e relações entre o texto, movimento, situações teatrais concretas e abstratas, espaço e tempo, movimento individual do performer e o material coreográfico desenvolvido para o grupo. Parte da oficina será dedicada à composição coreográfica onde serão estudadas diferentes formas contemporâneas de composição como, por exemplo, a manipulação do material coreográfico apresentado. Simultaneamente, será desenvolvido um conjunto de elementos que servirão como material para “solo performances” – gênero ligado à palavra, memória e movimento.

Professora – Patrícia Hoffbauer (RJ/Nova Iorque)
Público-alvo: pessoas interessadas em uma abordagem interdisciplinar para criação artística. Esta oficina não deve ser considerada uma aula de técnica de dança, mas dançarinos e atores são bem-vindos.
Vagas: 20
Pré-requisito: mínimo de experiência artística e interesse na experimentação. Não é necessário que os participantes possuam grande experiência com o trabalho corporal, mas é importante que sejam adeptos a experimentação ou tenham curiosidade e interesse em processos de exploração, qualidades importantes para um melhor aproveitamento da oficina.
Material do aluno: caderno e lápis. Roupa solta (confortável), que permita ao aluno movimentar-se, e tênis.

Artes Plásticas
Coordenador: Carlos Wolney Soares (UFMG)

INTERVENÇÕES SUBURBANAS
Projetar e realizar intervenções urbanas em áreas marginais ou de vazios urbanos, considerando como tais os espaços abandonados ou em via de transformação. Esses lugares, que se constituem como o negativo da cidade construída, podem ser percebidos como áreas intersticiais, sítios de memórias apagadas nos quais o lado obscuro da cidade cria situações de confronto ou de contaminação. O objetivo desta oficina é criar trabalhos pontuais que permitam a aparição do que foi esquecido ou descartado.

Professora – Maria Angélica Melendi (UFMG)
Público-alvo: artistas visuais e estudantes de arte.
Vagas: 20
Material do aluno: lápis e papel de desenho.
Pré-requisito: apresentação de portafólio, currículo e carta de intenções.


PINTURA CONTEMPORÂNEA
Introduzir e discutir conceitos da história da arte moderna e contemporânea através de exercícios de pintura. Serão propostos diversos procedimentos de pintura, procurando-se, com isso, colocar em discussão as diferentes atitudes presentes na arte contemporânea com relação a essa técnica.
Professora – Leda Catunda Serra (SP)
Público-alvo: artistas com alguma experiência em pintura e suas técnicas e estudantes de arte em geral.
Vagas: 20
Material do aluno: tela ou pedaço de eucatex ou compensado, cola branca, tintas e recortes de madeira, restos de marcenaria, madeiras de obra. Se possível, trazer também o material com o qual está acostumado a trabalhar, incluindo pincéis e trinchas. Estes materiais serão necessários na primeira aula da oficina.


EXPERIÊNCIAS CURATORIAIS DO MUSEU DE BELAS-ARTES DE BORDEAUX/FRANÇA

Versar sobre projetos e propostas das exposições de Richard Baquié, Louise Bourgeois, Juan Miro, Sarkis, dentre outros.
Professor – Eric Féloneau (França)
Público-alvo: artistas e estudantes de arte.
Vagas: 20
Pré-requisito: ser estudante de arte ou interessado em arte, com conhecimentos básicos de produção e desenvolvimento da arte contemporânea.
Material do aluno: material para anotação.

Literatura e Cultura
Coordenadora: Lúcia Castello Branco (UFMG)

A ESCRITA DA IMAGEM
A oficina será dedicada à criação de um texto ensaístico ou poético a partir do estudo e da exploração dos seguintes intertextos presentes em História(s) do cinema, de Jean-Luc Godard: 1. O mito de Orfeu e sua releitura por Jean Cocteau em Orfeu e O testamento de Orfeu; 2. O poema A viagem, de Baudelaire, e o filme La nuit du chasseur, de Charles Laughton.
Professor – César Geraldo Guimarães (UFMG)
Público-alvo: estudantes de graduação, professores e artistas das áreas de Cinema, Literatura, Vídeo e Artes Plásticas.
Vagas: 20
Pré-requisito: estar cursando ou ter concluído um curso de graduação, ter bom domínio da escrita e se interessar pela literatura e pelo cinema moderno.


LITERATURA INDÍGENA
Analisar formas de escrever narrativas orais, documentar tradições, compreender universos culturais diversos. O núcleo central é o trabalho desenvolvido com povos indígenas, buscando afirmar a autoria dos narradores, ao contarem mitos, histórias de vida ou a história comunitária. A expressão indígena é vista como uma vertente literária, que pode abrir caminhos de criação e escrita para brasileiros em geral. Tentaremos analisar estilos literários e maneiras de fazer o registro fiel e artístico da fala, como quem procura uma tradução ou se aproxima da ficção.

Professora – Betty Mindlin (SP)
Público-alvo: pesquisadores do mundo indígena (docentes e discentes), mas também de outros campos, em especial, de narrativas orais.
Vagas: 20
Pré-requisito: de preferência, algum trabalho de campo com narrativas orais, embora essa não seja uma condição indispensável.
Material do aluno: walkman ou gravador pequeno para ouvir fitas gravadas.


LITERATURA MEXICANA – OS LIMITES DO FEMININO
Analisar textos de escritoras mexicanas pouco conhecidas no Brasil, com propostas muito importantes e às vezes clássicas, por seu extraordinário domínio da linguagem e também pelos alcances políticos de sua obra. Poderia fazer-se uma comparação interessante com a obra de algumas escritoras brasileiras, como, por exemplo, Clarice Lispector.
Professora – Margo Glantz (México)
Público-alvo: estudantes de graduação, professores e escritores.
Vagas: 20
Pré-requisito: graduados e alunos de graduação, interessados pela literatura e pela experiência da escrita.
Material do aluno: leitura de Nellie Campobello, Cartucho; Elena Garro, La semana de colores; Margo Glantz, Zona de derrumbe.

Mídia Arte
Coordenador: Rodrigo Minelli (UFMG)

ARTE ELETRÔNICA: CONCEITOS E PRÁTICA
O curso envolve uma apresentação extensiva de conceitos ligados ao vídeo como forma de expressão artística. O programa inclui apresentação comentada de trabalhos nacionais e internacionais realizados com linguagens e procedimentos distintos. Eventualmente, poderão ser realizados exercícios práticos transpondo alguns dos conceitos abordados.


Professor – Lucas Bambozzi (SP)
Público-alvo: videoartistas, artistas, estudantes e interessados em criação de obras em arte eletrônica.
Vagas: 20
Pré-requisito: não é necessário ter feito trabalhos anteriores, mas é recomendável o conhecimento do funcionamento de câmeras de vídeo e, se possível, possuir uma (de preferência, digital); currículo.
Material do aluno: equipamento/câmera de vídeo, caso haja interesse em documentar a experiência.


FOTOGRAFIA: ARTE NO ESPAÇO
Esta oficina pretende, principalmente, investigar a inserção da fotografia no espaço, além de tratar a fotografia como flagrante, como um instrumento que permite a apropriação, com rapidez, de situações, cenas, ou objetos. Utilizá-la como forma de anotação, como reunião de dados, como meio e não como fim (a princípio). Não pensar tanto a fotografia enquanto técnica. Pensaremos a fotografia como objeto de arte inserido no espaço. Objeto mesmo, tangível, e como ele interage em diversas situações espaciais.
Professor – Marcos Chaves (RJ)
Público-alvo: artistas, fotógrafos e estudantes.
Vagas: 15
Pré-requisito: conhecimentos básicos de fotografia e currículo.
Material do aluno: câmera fotográfica (qualquer tipo, formato e modelo, mas, de preferência, digital) e filmes e/ou cartões de memória e drivers para os mesmos no caso de câmeras digitais.


MÍDIA IMEDIATA, ARQUITETURA INSTANTÂNEA
A tecnologia digital, quer como linguagem quer como ferramenta, acaba por diminuir a nossa cumplicidade com o mundo, justamente por fragmentar nosso corpo em sua ação sobre o mundo. A mão, o olhar e a imaginação se dissociam de forma radical em sua possibilidade de tocar e construir o seu meio. Assim, uma questão hoje se torna crucial: - as técnicas de representação imersiva, a espacialização da informação e os desenvolvimentos conceituais da arquitetura contemporânea conseguirão reverter esta fragmentação e nos abrir possibilidades mais vastas de inclusão de nosso corpo na totalidade do mundo? A oficina pretende trabalhar estas questões através da exploração do corpo como habitante do espaço arquitetônico expandido pelas novas mídias, em busca da criação de um dicionário corporal para a arquitetura contemporânea.
Professores – José dos Santos Cabral (UFMG) e Maurício Leonard/Cia Dorg (BH) - arquiteto e performer, cujos trabalhos vinculando corpo, mídia e lugar têm sido selecionados para importantes festivais no Brasil e no exterior.
Público-alvo: artistas, profissionais e estudantes de artes, arquitetura, dança, teatro, entre outros.
Vagas: 15
Pré-requisito: currículo e carta de intenções.
Material do aluno: equipamento/câmera de vídeo, caso haja interesse em documentar a experiência.

VIDEOIMPROVISAÇÃO: LIVE IMAGES
Cinco dias de imersão nas técnicas de improvisação usando o vídeo como meio principal. Tópicos incluem, mas não se restringem à desconstrução da narrativa, narrativa experimental, processamento de efeitos em tempo real via mixers e softwares, integração com o som e o texto, ambientação das imagens, produção e finalização do material para uma performance ao vivo, que será apresentada pelos participantes em um espetáculo público.

Professor – Luiz Duva (SP)
Público-alvo: videoartistas, músicos, djs, dramaturgos, poetas, atores, web/flash artistas e interessados em criação e manipulação de imagens ao vivo.
Vagas: 20
Pré-requisito: ter domínio básico, técnico e teórico da sua área de atuação. É altamente recomendável familiaridade com a plataforma Apple Macintosh e com os softwares de edição e composição de áudio e imagens.
Material do aluno: os alunos são incentivados a trazer seu próprio material (fitas, fotos, arquivos) relacionados ao tema da oficina e, se possível, seus equipamentos, tais como câmera de vídeo e fotográfica de qualquer formato, instrumentos, samplers, seqüenciadores, interfaces midi e computadores portáteis.

Música
Coordenadora: Guida Borghoff (UFMG)

PANORÂMICA DAS POÉTICAS MUSICAIS E PROBLEMAS DA LINGUAGEM NA MÚSICA CONTEMPORÂNEA
Oferecer uma panorâmica informativa sobre o desenvolvimento de novas técnicas dos instrumentos acústicos e sua aplicação nas linguagens da música atual. Estudantes de composição interessados poderão, durante a semana, elaborar projetos de composição tendo em conta as informações recebidas.
Professor – Edgar Alandia Canipa (Bolívia/Roma)
Público-alvo: estudantes de composição; estudantes de música em geral.
Vagas: 20
Pré-requisito: conhecer técnicas composicionais.
Material do aluno: lápis, papel pautado.


A COMPOSIÇÃO ELETROACÚSTICA HOJE – ESPACIALIDADE, ESTRUTURAÇÃO E ASPECTOS HISTÓRICOS
Oferecer ao participante visão detalhada de procedimentos atuais da elaboração eletroacústica em estúdio, com especial acento na estruturação do material sonoro e na elaboração da espacialidade sonora como um dos parâmetros fundamentais da composição, intercalando blocos de exposição técnica e analítica acerca dos procedimentos específicos mais atuais da composição eletroacústica. No mais, serão expostas, em detalhes, as concepções eletroacústicas presentes em obras de Flo Menezes, com especial acento nas recentes elaborações de trajetórias espaciais através do programa Max/MSP.

Professor – Flo Menezes (SP)
Público-alvo: estudantes de composição em geral.
Vagas: 20
Pré-requisito: ser estudante de composição, manifestar interesse pela estética da música eletroacústica e apresentar currículo compatível com tal perfil.


ATELIÊ DE MÚSICA, PERFORMANCE E CRIAÇÃO
Desenvolver atividade criativa de performance, arranjo e improvisação, em uma dinâmica orientada de trabalho em grupo, visando à produção e performance de pequenas peças musicais a serem apresentadas ao final da oficina.
Professor – Mauro Rodrigues (UFMG)
Público-alvo: músicos e estudantes de música em geral.
Vagas: 20
Pré-requisito: ser instrumentista ou cantor.
Material do aluno: instrumento musical, lápis, borracha e papel de música.