Programação
3. FÓRUM INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA “Limites:
rupturas e desdobramentos”
Coordenação
geral: Fabrício Fernandino (UFMG)
Público-alvo: estudantes de arte, artistas, professores (das várias áreas
da produção artística); produtores culturais, profissionais
ligados à arte e interessados em arte contemporânea.
Preço: R$ 70,00 (palestras e uma oficina)
3.1. PALESTRAS
Período:
13 a 18 de julho
Horário: 18 horas (dia 13 de julho)
9h às 12 horas (de 14 a 18 de julho)
Vagas: 100
Local: Auditório da FAFEID (Faculdades Federais Integradas de Diamantina)
-Rua da Glória, 187 - Centro
Projetos Especiais
Coordenador
da mesa: Fabrício Fernandino (UFMG)
Palestra “Arte na Hora da Revisão”
Affonso Romano de Sant’Anna (RJ) – Poeta e cronista. Doutor pela
UFMG. Nos anos 70, dirigiu o Departamento de Letras e Artes da Pontifícia
Universidade Católica/RJ. Foi também professor da UFMG e da Universidade
Federal do Rio de Janeiro. Como jornalista, trabalhou nos principais jornais
e revistas do país: Jornal do Brasil (pesquisa e copy desk), Senhor
(colaborador), Veja (crítico), Isto É (cronista), colaborador
de O Estado de São Paulo. Cronista do Jornal do Brasil e de O Globo.
Foi presidente da Biblioteca Nacional entre 1990 e 1996. Conquistou vários
prêmios nacionais e foi júri de uma série de prêmios
internacionais. Sua obra tem cerca de trinta livros e revistas no exterior,
além de dois CDs, um de poesia, gravado por Tônia Carrero, e outro
de crônicas, com participação especial de Paulo Autran.
Palestra “Revisões
e Rupturas”
Olívio Tavares de Araújo (SP) – Crítico de arte
e cineasta residente em São Paulo. Autor de mais de quarenta documentários,
em filme e vídeo, principalmente sobre arte brasileira. Autor de mais
de dez livros sobre o mesmo assunto. Duas vezes premiado pela Associação
Brasileira de Críticos de Arte com o “Prêmio Gonzaga Duque” (conjunto
da atividade crítica do ano), em 1976 e em 1998. Membro de júri
de salões e curador de exposições, ex-membro da Comissão
de Arte da Bienal de São Paulo, do Museu de Arte Moderna de São
Paulo e do Museu de Arte Moderna do Rio. Premiado em festivais de cinema no
Brasil e no exterior.
Palestra “A Arte enquanto Ruptura e os Desdobramentos Subseqüentes”
Rodrigo Antônio de Paiva Duarte (UFMG) - doutor em filosofia pela Universität
Gesamthochschule Kassel (Alemanha) e professor do Departamento de Filosofia
da UFMG. Realizou estágio de pós-doutorado na University of California
at Berkeley e foi professor visitante na Bauhaus Universität Weimar. É autor
de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas e coletâneas,
no Brasil e no exterior, além dos seguintes livros: Marx e a natureza
em “O Capital” (1986), Mímesis e Racionalidade. A concepção
de domínio da natureza em T.W. Adorno (1993), Adornos. Nove ensaios
sobre o filósofo frankfurtiano (1997), Adorno/Horkheimer e a Dialética
do esclarecimento (2002) e Teoria crítica da indústria cultural
(2003 – no prelo).
Dia:
13 de julho
Artes Cênicas
Coordenador
da mesa:
Ernani Maletta (UFMG) – maestro, cantor, ator, preparador e arranjador
vocal. Professor de Expressão Vocal do Curso de Artes Cênicas
da UFMG e mestrando pela Faculdade de Educação/UFMG com pesquisa
voltada para formação do ator. Nos últimos anos, vem realizando
um trabalho direcionado à preparação musical de atores,
em especial o Grupo Galpão, destacando-se como arranjador vocal. É regente
e diretor cênico do Coral Voz & Companhia desde a sua criação.
Integra o Grupo Vocal Nós & Voz.
Palestra “Performance
e Novas Tecnologias Comunicacionais”
Maria Beatriz de Medeiros/Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos (DF)
- Bia Medeiros é professora da Universidade de Brasília, coordenadora
do GPCI, apoiado pelo CNPq. Desde 1992, realiza espetáculos, performances,
vídeoartes, vídeoinstalações, web-arte e performance
em telepresença. Em 2003 participou, juntamente com o GPCI, da exposição
Art Frankfurt, Frankfurt. Em 2002 expôs na Galeria da Caixa e na Galeria
Ecco, em Brasília, além de realizar diversas performances em
telepresença.
Palestra “Performance
e Teatro”
Rita Gusmão (UFMG) – atriz, videasta, performática, encenadora,
clown, pesquisadora em artes cênicas, vice-coordenadora do Núcleo
Transdisciplinar de Estudos sobre a Performance/UnB/DF; mestra em Multimeios
pela Unicamp/SP. Professora do Curso de Artes Cênicas, do Departamento
de Fotografia, Teatro e Cinema/Escola de Belas-Artes/UFMG.
Palestra “Corpo
em Movimento: discutindo a arte contemporânea em Nova
Iorque”
Patrícia Hoffbauer (RJ/Nova Iorque) – Brasileira, trabalha em
Nova Iorque desde 1985 como coreógrafa e performer. Fundou sua companhia
em 1987 e produziu, desde então, diversos trabalhos apresentados nos
Estados Unidos. Em Nova Iorque seu trabalho tem sido apresentado nos espaços
Symphony Space, Dance Theater Workshop, Brooklyn Academy of Music’s Leperq
Space, entre outros. Desde 1995 colabora com o artista George Emilio Sanchez.
No biênio 2002/03 Hoffbauer/Sanchez receberam o prêmio Viola Farber
na Sara Lawrence College. Trabalhou como professora e coordenadora do programa
Trinity College/La MaMa Theater em Nova Iorque de 1994 a 2001. Seu trabalho
coreográfico recebe apoio financeiro de fundações, incluindo
Rockfeller Foundation, New York Foundation for the Arts, National Endowment
for the Arts, entre outras.
Dia:
14 de julho
Artes
Plásticas
Coordenador da mesa:
Carlos Wolney Soares (UFMG) – Desenhista e pintor; professor e Chefe
do Departamento de Desenho da Escola de Belas-Artes da UFMG até abril/2003;
Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas-Artes da UFMG; bacharel em Artes
Plásticas pela Escola Guignard (Universidade do Estado de Minas Gerais
- 1970); bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências
Humanas da UFMG; participou de vários salões oficiais e salões
nacionais de artes plásticas; prêmios em gravura, desenho e pintura;
exposições individuais em Belo Horizonte, São Paulo, Ribeirão
Preto, Brasília, Goiás; exposições coletivas na
Venezuela, em Londres; 1ª Bienal Nacional SP, 1974; 5ª e 6ª Bienais
de San Juan Del Grabado Latino-Americano.
Palestra “Experiências
Curatoriais do Museu de Belas-Artes de Bordeaux/França”
Eric Féloneau (França) – Curador e Assistente de Direção
do Museu de Belas Artes de Bordeaux/França. Trabalha nos processos de
criação, montagem, infra-estrutura e divulgação
das mostras do Museu.
Palestra “Trajetória
da Artista e a Arte Contemporânea Hoje”
Leda Catunda Serra (SP) – Doutorado pela Escola de Comunicação
e Artes (ECA)-USP, atualmente leciona na Faculdade Santa Marcelina/São
Paulo. Expõe regularmente desde 1981 no Brasil e no exterior. Algumas
das exposições individuais: Módulo Centro Difusor de Arte,
Lisboa/Portugal (1992); Pulitzer Art Gallery, Amsterdan/Holanda (1993); Paço
Imperial, Rio de Janeiro/RJ (1997); Galeria Ramis Barquet, Nova Iorque/USA
(2000); Galeria FortesVilaça, São Paulo/SP (2002); Centro Universitário
Mariantonia, São Paulo/SP (2003).
Palestra “Intervenções
Suburbanas”
Maria Angélica Melendi (UFMG) – Professora adjunta do Departamento
de Artes Plásticas da Escola de Belas-Artes da UFMG. Doutora em Literatura
Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG. Desempenhou-se, como consultora
artística e pesquisadora, em equipes de arquitetura e urbanismo. Na
atualidade investiga as relações entre memória, arte visual,
literatura e política na América Latina, assunto sobre o qual
tem publicado artigos em livros, jornais e revistas acadêmicas.
Dia:
15 de julho
Música
Coordenadora da mesa:
Guida Borghoff (UFMG) – Mestrado em Música de Câmara pela
Escola Superior de Música de Freiburg (Alemanha), e doutorado em Acompanhamento
de Lied pela Escola Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha). Atua
freqüentemente em concertos com diferentes formações de
música de câmara, divulgando especialmente a música brasileira
e a música contemporânea. Professora da Escola de Música
da UFMG. Coordenou a área de Música do 34º Festival de Inverno
da UFMG.
Palestra “O
Objeto Musical na Sociedade Global Contemporânea”
Edgar Alandia Canipa (Bolívia/Roma) – boliviano, radicado na Itália,
atualmente é professor de Composição no Conservatório
de Música de Perugia (Itália). Tem várias obras premiadas,
entre elas “Pampa” para clarineta e orquestra (“V.Bucchi” de
Roma/1978), “Canto de hoy” para solistas, coro e orquestra (“I.Carreno” de
Caracas/1981) e “Sajsayhuamàn” para orquestra (Festival
de Veneza “Opera Prima”/1982). Solistas e grupos de câmara
de renome como Michiko Hirayama, Barry Webb, Jesus Villa Rojo, 2E2M (Paris),
London Sinfonietta, entre outros, incluem suas obras em suas programações
concertísticas, tendo colaborado também com o Ballet du XXème
Siècle, de Béjart. Suas composições são
editadas pela Ricordi de Milano, Edipan de Roma, BMG Ariola de Roma e Musicinco
de Madrid. Suas obras são tocadas regularmente em festivais de música
contemporânea e temporadas de concertos na Europa e América.
Palestra “Improvisação
em Música Popular, Mente e Natureza”
Mauro Rodrigues (UFMG) – graduado em flauta pela Escola de Música
da UFMG e mestrado em musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música
(RJ). Participou do programa de Professor Visitante na Escola de Música
da UFMG. Foi Pesquisador Visitante pela Fundação de Amparo à Pesquisa
do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Atualmente, é professor na Escola
de Música da UFMG. Tem atuado como compositor, arranjador e instrumentista
em apresentações e gravações de artistas como:
Adélia Prado, Babaya, Milton Nascimento, Rudi Berger, Toninho Horta,
Hermeto Paschoal, Paulinho Pedra Azul, Nelson Aires, Tavinho Moura, Juarez
Moreira e Beto Guedes, dentre outros.
Palestra “O
Futuro da Música Instrumental após o Advento
da Música Eletroacústica”
Flo Menezes (SP) – compositor paulista, estudou Composição
com Willy Corrêa de Oliveira, Composição Eletrônica
com Hans Humpert, em Colônia, Alemanha (Mestrado), e Musicologia Contemporânea
(com Tese sobre Berio) com Henri Pousseur, em Liège, Bélgica
(Doutorado). É, até o presente, o primeiro e único Livre-Docente
em Composição Eletroacústica no Brasil. Atuou como compositor
selecionado e convidado em diversos centros de música eletroacústica
do mundo (GRM, IRCAM, BEAST, Musiques & Recherches, etc.). Em 1994, de
volta ao Brasil, funda o Studio PANaroma em São Paulo. É detentor
dos principais prêmios internacionais na área (Ars Electronica,
Unesco, Trimalca, Luigi Russolo) e autor de vários livros, dentro e
fora do Brasil, incluindo as duas primeiras publicações em português
sobre a Música Eletroacústica.
Dia:
16 de julho
Literatura
e Cultura
Coordenadora
da mesa:
Lucia Castello Branco (UFMG)
Professora de Literaturas Portuguesa e Brasileira na UFMG, doutora em Literatura
Comparada pela UFMG, com pós-doutorado em Literatura Comparada pela
Universidade Nova de Lisboa (1992) e pela Universidade da Califórnia,
Riverside (2001/2002). Escritora, autora de diversos livros na linha de pesquisa “Literatura
e Psicanálise” e de livros de contos, novela e literatura infanto-juvenil,
dentre os quais destacam-se Os absolutamente sós (Autêntica, 2000),
Livro de cenas fulgor (Edições 2 Luas, 2000), A falta (Record,
1997) e Nunca mais (Record, 2000).
Palestra “As
Narrativas Indígenas como Literatura”
Betty Mindlin (SP) – antropóloga, com doutorado pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, e economista, realizou projetos
de pesquisa e apoio a numerosos grupos indígenas da Amazônia.
Lecionou na Universidade de São Paulo e na Fundação Getúlio
Vargas, na Escola de Administração de Empresas de São
Paulo. Entre outros livros, escreveu em co-autoria com narradores indígenas,
seis livros de mitos, como Couro dos espíritos, SENAC, 2001. É fundadora
do IAMÃ – Instituto de Antropologia e Meio Ambiente, uma instituição
não-governamental criada em 1987, na qual trabalhou até o ano
2001.
Palestra “O
Filme entre o Romance e o Ensaio”
César Geraldo Guimarães (UFMG) – Doutor em Literatura Comparada
pela Faculdade de Letras da UFMG e professor do Departamento de Comunicação
Social da UFMG. É autor de Imagens da memória: entre o legível
e o visível (Editora UFMG, 1997) e de diversos artigos sobre as relações
entre o cinema e a literatura e também acerca da experiência estética
no domínio das imagens. Atualmente, desenvolve a pesquisa “Vida
cotidiana e experiência estética” junto ao CNPq, e ministra
os cursos “Teorias da imagem” e “Imagem e sociabilidade” junto
ao curso de Graduação e ao Programa de Pós-Graduação
em Comunicação Social da UFMG.
Palestra “Literatura
Mexicana – os limites do feminino”
Margo Glantz (México) – Professora da Universidade Nacional Autônoma
do México. Professora visitante em Harvard, Princeton, Rice, Yale, Berkeley
e La Jolla. Colabora em diversos meios de difusão, rádios e jornais
mexicanos. Autora de diversos romances, dentre os quais destacam-se Zona de
Derrumbe, El rastro e Apariciones, este último traduzido para o português
pela Editora Autêntica, de Belo Horizonte, em 2002. Autora de diversos
livros de ensaios, dentre os quais destacam-se Esguince de cintura e Sóror
Juana Inês de la Cruz: saberes y placeres.
Dia:17
de julho
Mídia Arte
Coordenador da mesa:
Rodrigo Minelli Figueira (UFMG) - Mestre em Sociologia da cultura, é professor
do Departamento de Comunicação Social da UFMG e dedica-se à pesquisa
e experimentação da arte eletrônica, com uma reflexão
a respeito das questões referentes às transformações
das condições de produção, recepção
e percepção de imagens e informações. Atua como
curador, consultor, diretor, e seus trabalhos têm sido apresentados em
diversas mostras e festivais, com prêmios no Grande Prêmio Cinema
Brasil, no Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba e no FORUMBHZ Vídeo.
Atualmente, dedica-se a apresentações com manipulação
ao vivo de música e imagens, com o grupo FAQ/feitoamaos.
Palestra “Tempo Espaço: pensando as mídias em expansão”
José dos Santos Cabral (UFMG) – Arquiteto e professor da Escola
de Arquitetura da UFMG, é mestre e PhD pela University of Sheffield,
na Inglaterra. Seus interesses atuais estão vinculados ao potencial
liberador das tecnologias digitais e às formas sutis de subversão
cultural, especialmente na relação entre performance e arquitetura.
Palestra “Tempo Espaço: pensando as mídias em expansão”
Lucas Bambozzi (SP) - Graduado em Comunicação Social/Jornalismo
pela Universidade Federal de Minas Gerais. Cursa mestrado em Filosofia (MPhil)
no Centro CaiiA-STAR (Center for Advanced Inquiry in the Interactive Arts – Science,
Technology & Art Research), Reino Unido. Trabalha em várias mídias
e suportes, tendo construído ao longo dos últimos 12 anos um
corpo consistente de obras em vídeo, filme, instalação,
site-specific, projetos interativos, internet e CD-ROM, sendo freqüentemente
premiado, e com exibições em cerca de 30 países. Em seus
trabalhos mais recentes evidencia-se uma transposição do conceito
do portrait para imagem em movimento, retratando as particularidades da vida
privada cotidiana em seus paradoxos e antagonismos inseridas no contexto do
caos urbano.
Palestra “Tempo
Espaço: pensando as mídias em expansão”
Luiz Duva (SP) – Nos últimos 15 anos, tem criado e realizado vídeos,
documentários, vídeo-instalações e performances
que pesquisam e utilizam o suporte na busca da construção de
imagens pessoais. Com concepções estéticas e narrativas
próprias, seus trabalhos passam o vigor através dos temas, que
têm em comum: a procura, o contorno e o entendimento do CORPO dentro
de suas limitações físicas/emocionais e de suas inter-relações
com o mundo, ser. Já recebeu prêmios da Petrobras Artes Visuais,
da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura do Estado de
São Paulo, de melhor ficção no 6º Rio Cine Festival,
de melhor ficção no 7º Vídeo Brasil e de melhor roteiro
na 12º Jornada de Cinema e Vídeo do Maranhão.
Palestra “Tempo
Espaço: pensando as mídias em expansão”
Marcos Chaves (RJ) – Nascido no Rio de Janeiro, em 1961. Formado pela
Faculdade de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula, estudou na Escola
de Artes Visuais do Parque Lage e no Bloco Escola do Museu de Arte Moderna
do Rio de Janeiro. Já teve mostras individuais em diversas galerias
nacionais e participou de mostras nacionais e internacionais, como a XXV Bienal
Internacional de São Paulo, São Paulo; Panorama Brasileiro de
Arte 2002 nos MAMs de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; I Bienal
do Mercosul, Porto Alegre; Stazione Topolò/Postaja Topolove em Udine,
Itália; Mistura + Confronto na Cidade do Porto, Portugal; Cyfuniad 2001
no País de Galles, Reino Unido; Calming the Clouds em Bergen, Noruega;
IV Bienal de Havana, Cuba; entre outras. Recebeu prêmios no IV Salão
MAM-Bahia, no XVI Salão Nacional de Artes Plásticas.
Dia:
18 de julho
3.2. OFICINAS DE ATUALIZAÇÃO
Período:
14 a 18 de julho. No dia 19 de julho será realizada
mostra das oficinas, com a participação dos
alunos matriculados.
Horário: 14h às 18h
Locais de realização:
Escola Estadual Leopoldo Miranda – Rua Macau do Meio, 338 - Centro (Artes
Cênicas, Artes Plásticas, Literatura e Cultura, Midia Arte e Projetos
Especiais)
Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita – Praça
Cel. Cosme A. do Couto, s/nº - Centro (Música)
Artes
Cênicas
Coordenador: Ernani Maletta (UFMG)
Subcoordenador: Fernando Mencarelli (UFMG)
PERFORMANCE
EM TELEPRESENÇA: UMA NOVA LINGUAGEM
Novas tecnologias comunicacionais estão redimensionando o conceito de
ator, de performance, de teatro e o conceito mesmo de comunicação.
Poder compreender estas tecnologias é poder participar da contemporaneidade.
A linguagem a ser estudada será a performance, a tecnologia empregada
será a de videoconferência na rede mundial de computadores. Uma
reflexão histórica sobre a linguagem artística performance
servirá de base teórica para a prática.
Professoras – Maria Beatriz de Medeiros (Bia Medeiros) e Cyntia Carla
Cunha dos Santos (DF) – Bacharelanda em Artes Cênicas, bolsista
de iniciação científica do Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos
(GPCI), participou como performer em trabalhos individuais e coletivos em Brasília,
Maranhão, Sergipe, São Paulo, entre outros.
Público-alvo: estudantes de artes cênicas, artes visuais, comunicação
e informática.
Vagas: 20
Pré-requisito: idade mínima de 18 anos.
Material do aluno: câmera de vídeo ou fotográfica, caso
haja interesse em documentar a experiência.
“ PERFORMATIVIDADES”
Promover interface e prática teórica entre a linguagem teatral
e a performance. Desenvolver reflexão crítica sobre a performance
como linguagem e sua interferência no teatro contemporâneo. Elaborar
intervenção performática com grupo de participantes da
oficina.
Professora – Rita Gusmão (UFMG)
Público-alvo: artistas cênicos, artistas plásticos, estudantes
de artes e de letras, estudantes em geral.
Vagas: 20
Pré-requisito: idade mínima de 18 anos; disponibilidade para
intervenção pública. Ousadia e mente aberta são
também requisitos essenciais para um melhor aproveitamento da oficina.
CORPO, MOVIMENTO, PALAVRAS
Oferecer aos participantes um espaço de investigação física,
dramática e performática, explorando as diferentes combinações
e relações entre o texto, movimento, situações
teatrais concretas e abstratas, espaço e tempo, movimento individual
do performer e o material coreográfico desenvolvido para o grupo. Parte
da oficina será dedicada à composição coreográfica
onde serão estudadas diferentes formas contemporâneas de composição
como, por exemplo, a manipulação do material coreográfico
apresentado. Simultaneamente, será desenvolvido um conjunto de elementos
que servirão como material para “solo performances” – gênero
ligado à palavra, memória e movimento.
Professora – Patrícia
Hoffbauer (RJ/Nova Iorque)
Público-alvo: pessoas interessadas em uma abordagem interdisciplinar
para criação artística. Esta oficina não deve ser
considerada uma aula de técnica de dança, mas dançarinos
e atores são bem-vindos.
Vagas: 20
Pré-requisito: mínimo de experiência artística e
interesse na experimentação. Não é necessário
que os participantes possuam grande experiência com o trabalho corporal,
mas é importante que sejam adeptos a experimentação ou
tenham curiosidade e interesse em processos de exploração, qualidades
importantes para um melhor aproveitamento da oficina.
Material do aluno: caderno e lápis. Roupa solta (confortável),
que permita ao aluno movimentar-se, e tênis.
Artes
Plásticas
Coordenador: Carlos Wolney Soares (UFMG)
INTERVENÇÕES
SUBURBANAS
Projetar e realizar intervenções urbanas em áreas marginais
ou de vazios urbanos, considerando como tais os espaços abandonados
ou em via de transformação. Esses lugares, que se constituem
como o negativo da cidade construída, podem ser percebidos como áreas
intersticiais, sítios de memórias apagadas nos quais o lado obscuro
da cidade cria situações de confronto ou de contaminação.
O objetivo desta oficina é criar trabalhos pontuais que permitam a aparição
do que foi esquecido ou descartado.
Professora – Maria
Angélica Melendi (UFMG)
Público-alvo: artistas visuais e estudantes de arte.
Vagas: 20
Material do aluno: lápis e papel de desenho.
Pré-requisito: apresentação de portafólio, currículo
e carta de intenções.
PINTURA
CONTEMPORÂNEA
Introduzir e discutir conceitos da história da arte moderna e contemporânea
através de exercícios de pintura. Serão propostos diversos
procedimentos de pintura, procurando-se, com isso, colocar em discussão
as diferentes atitudes presentes na arte contemporânea com relação
a essa técnica.
Professora – Leda Catunda Serra (SP)
Público-alvo: artistas com alguma experiência em pintura e suas
técnicas e estudantes de arte em geral.
Vagas: 20
Material do aluno: tela ou pedaço de eucatex ou compensado, cola branca,
tintas e recortes de madeira, restos de marcenaria, madeiras de obra. Se possível,
trazer também o material com o qual está acostumado a trabalhar,
incluindo pincéis e trinchas. Estes materiais serão necessários
na primeira aula da oficina.
EXPERIÊNCIAS CURATORIAIS DO MUSEU DE BELAS-ARTES DE BORDEAUX/FRANÇA
Versar sobre projetos e propostas das exposições de Richard Baquié,
Louise Bourgeois, Juan Miro, Sarkis, dentre outros.
Professor – Eric Féloneau (França)
Público-alvo: artistas e estudantes de arte.
Vagas: 20
Pré-requisito: ser estudante de arte ou interessado em arte, com conhecimentos
básicos de produção e desenvolvimento da arte contemporânea.
Material do aluno: material para anotação.
Literatura
e Cultura
Coordenadora: Lúcia Castello Branco (UFMG)
A
ESCRITA DA IMAGEM
A oficina será dedicada à criação de um texto ensaístico
ou poético a partir do estudo e da exploração dos seguintes
intertextos presentes em História(s) do cinema, de Jean-Luc Godard:
1. O mito de Orfeu e sua releitura por Jean Cocteau em Orfeu e O testamento
de Orfeu; 2. O poema A viagem, de Baudelaire, e o filme La nuit du chasseur,
de Charles Laughton.
Professor – César Geraldo Guimarães (UFMG)
Público-alvo: estudantes de graduação, professores e artistas
das áreas de Cinema, Literatura, Vídeo e Artes Plásticas.
Vagas: 20
Pré-requisito: estar cursando ou ter concluído um curso de graduação,
ter bom domínio da escrita e se interessar pela literatura e pelo cinema
moderno.
LITERATURA
INDÍGENA
Analisar formas de escrever narrativas orais, documentar tradições,
compreender universos culturais diversos. O núcleo central é o
trabalho desenvolvido com povos indígenas, buscando afirmar a autoria
dos narradores, ao contarem mitos, histórias de vida ou a história
comunitária. A expressão indígena é vista como
uma vertente literária, que pode abrir caminhos de criação
e escrita para brasileiros em geral. Tentaremos analisar estilos literários
e maneiras de fazer o registro fiel e artístico da fala, como quem procura
uma tradução ou se aproxima da ficção.
Professora – Betty
Mindlin (SP)
Público-alvo: pesquisadores do mundo indígena (docentes e discentes),
mas também de outros campos, em especial, de narrativas orais.
Vagas: 20
Pré-requisito: de preferência, algum trabalho de campo com narrativas
orais, embora essa não seja uma condição indispensável.
Material do aluno: walkman ou gravador pequeno para ouvir fitas gravadas.
LITERATURA
MEXICANA – OS LIMITES DO FEMININO
Analisar textos de escritoras mexicanas pouco conhecidas no Brasil, com propostas
muito importantes e às vezes clássicas, por seu extraordinário
domínio da linguagem e também pelos alcances políticos
de sua obra. Poderia fazer-se uma comparação interessante com
a obra de algumas escritoras brasileiras, como, por exemplo, Clarice Lispector.
Professora – Margo Glantz (México)
Público-alvo: estudantes de graduação, professores e escritores.
Vagas: 20
Pré-requisito: graduados e alunos de graduação, interessados
pela literatura e pela experiência da escrita.
Material do aluno: leitura de Nellie Campobello, Cartucho; Elena Garro, La
semana de colores; Margo Glantz, Zona de derrumbe.
Mídia
Arte
Coordenador: Rodrigo Minelli (UFMG)
ARTE
ELETRÔNICA: CONCEITOS E PRÁTICA
O curso envolve uma apresentação extensiva de conceitos ligados
ao vídeo como forma de expressão artística. O programa
inclui apresentação comentada de trabalhos nacionais e internacionais
realizados com linguagens e procedimentos distintos. Eventualmente, poderão
ser realizados exercícios práticos transpondo alguns dos conceitos
abordados.
Professor – Lucas Bambozzi (SP)
Público-alvo: videoartistas, artistas, estudantes e interessados em
criação de obras em arte eletrônica.
Vagas: 20
Pré-requisito: não é necessário ter feito trabalhos
anteriores, mas é recomendável o conhecimento do funcionamento
de câmeras de vídeo e, se possível, possuir uma (de preferência,
digital); currículo.
Material do aluno: equipamento/câmera de vídeo, caso haja interesse
em documentar a experiência.
FOTOGRAFIA:
ARTE NO ESPAÇO
Esta oficina pretende, principalmente, investigar a inserção
da fotografia no espaço, além de tratar a fotografia como flagrante,
como um instrumento que permite a apropriação, com rapidez, de
situações, cenas, ou objetos. Utilizá-la como forma de
anotação, como reunião de dados, como meio e não
como fim (a princípio). Não pensar tanto a fotografia enquanto
técnica. Pensaremos a fotografia como objeto de arte inserido no espaço.
Objeto mesmo, tangível, e como ele interage em diversas situações
espaciais.
Professor – Marcos Chaves (RJ)
Público-alvo: artistas, fotógrafos e estudantes.
Vagas: 15
Pré-requisito: conhecimentos básicos de fotografia e currículo.
Material do aluno: câmera fotográfica (qualquer tipo, formato
e modelo, mas, de preferência, digital) e filmes e/ou cartões
de memória e drivers para os mesmos no caso de câmeras digitais.
MÍDIA IMEDIATA, ARQUITETURA INSTANTÂNEA
A tecnologia digital, quer como linguagem quer como ferramenta, acaba por diminuir
a nossa cumplicidade com o mundo, justamente por fragmentar nosso corpo em
sua ação sobre o mundo. A mão, o olhar e a imaginação
se dissociam de forma radical em sua possibilidade de tocar e construir o seu
meio. Assim, uma questão hoje se torna crucial: - as técnicas
de representação imersiva, a espacialização da
informação e os desenvolvimentos conceituais da arquitetura contemporânea
conseguirão reverter esta fragmentação e nos abrir possibilidades
mais vastas de inclusão de nosso corpo na totalidade do mundo? A oficina
pretende trabalhar estas questões através da exploração
do corpo como habitante do espaço arquitetônico expandido pelas
novas mídias, em busca da criação de um dicionário
corporal para a arquitetura contemporânea.
Professores – José dos Santos Cabral (UFMG) e Maurício
Leonard/Cia Dorg (BH) - arquiteto e performer, cujos trabalhos vinculando corpo,
mídia e lugar têm sido selecionados para importantes festivais
no Brasil e no exterior.
Público-alvo: artistas, profissionais e estudantes de artes, arquitetura,
dança, teatro, entre outros.
Vagas: 15
Pré-requisito: currículo e carta de intenções.
Material do aluno: equipamento/câmera de vídeo, caso haja interesse
em documentar a experiência.
VIDEOIMPROVISAÇÃO:
LIVE IMAGES
Cinco dias de imersão nas técnicas de improvisação
usando o vídeo como meio principal. Tópicos incluem, mas não
se restringem à desconstrução da narrativa, narrativa
experimental, processamento de efeitos em tempo real via mixers e softwares,
integração com o som e o texto, ambientação das
imagens, produção e finalização do material para
uma performance ao vivo, que será apresentada pelos participantes em
um espetáculo público.
Professor – Luiz
Duva (SP)
Público-alvo: videoartistas, músicos, djs, dramaturgos, poetas,
atores, web/flash artistas e interessados em criação e manipulação
de imagens ao vivo.
Vagas: 20
Pré-requisito: ter domínio básico, técnico e teórico
da sua área de atuação. É altamente recomendável
familiaridade com a plataforma Apple Macintosh e com os softwares de edição
e composição de áudio e imagens.
Material do aluno: os alunos são incentivados a trazer seu próprio
material (fitas, fotos, arquivos) relacionados ao tema da oficina e, se possível,
seus equipamentos, tais como câmera de vídeo e fotográfica
de qualquer formato, instrumentos, samplers, seqüenciadores, interfaces
midi e computadores portáteis.
Música
Coordenadora: Guida Borghoff (UFMG)
PANORÂMICA
DAS POÉTICAS MUSICAIS E PROBLEMAS DA LINGUAGEM NA
MÚSICA CONTEMPORÂNEA
Oferecer uma panorâmica informativa sobre o desenvolvimento de novas
técnicas dos instrumentos acústicos e sua aplicação
nas linguagens da música atual. Estudantes de composição
interessados poderão, durante a semana, elaborar projetos de composição
tendo em conta as informações recebidas.
Professor – Edgar Alandia Canipa (Bolívia/Roma)
Público-alvo: estudantes de composição; estudantes de
música em geral.
Vagas: 20
Pré-requisito: conhecer técnicas composicionais.
Material do aluno: lápis, papel pautado.
A
COMPOSIÇÃO ELETROACÚSTICA HOJE – ESPACIALIDADE,
ESTRUTURAÇÃO E ASPECTOS HISTÓRICOS
Oferecer ao participante visão detalhada de procedimentos atuais da
elaboração eletroacústica em estúdio, com especial
acento na estruturação do material sonoro e na elaboração
da espacialidade sonora como um dos parâmetros fundamentais da composição,
intercalando blocos de exposição técnica e analítica
acerca dos procedimentos específicos mais atuais da composição
eletroacústica. No mais, serão expostas, em detalhes, as concepções
eletroacústicas presentes em obras de Flo Menezes, com especial acento
nas recentes elaborações de trajetórias espaciais através
do programa Max/MSP.
Professor – Flo
Menezes (SP)
Público-alvo: estudantes de composição em geral.
Vagas: 20
Pré-requisito: ser estudante de composição, manifestar
interesse pela estética da música eletroacústica e apresentar
currículo compatível com tal perfil.
ATELIÊ DE MÚSICA, PERFORMANCE E CRIAÇÃO
Desenvolver atividade criativa de performance, arranjo e improvisação,
em uma dinâmica orientada de trabalho em grupo, visando à produção
e performance de pequenas peças musicais a serem apresentadas ao final
da oficina.
Professor – Mauro Rodrigues (UFMG)
Público-alvo: músicos e estudantes de música em geral.
Vagas: 20
Pré-requisito: ser instrumentista ou cantor.
Material do aluno: instrumento musical, lápis, borracha e papel de música.
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