Programação
 



4. JORNADA DO FUTURO

OFICINAS DE INICIAÇÃO
Público-alvo: crianças e adolescentes de 7 a 14 anos.
Vagas: 25
Período: 21 a 25 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 17h

Artes Cênicas

TEATRO PARA CRIANÇA E ADOLESCENTE
Esta oficina é voltada para crianças e adolescentes iniciantes na prática teatral ou interessados que já tenham participado em espetáculos amadores. Serão desenvolvidos o ensino técnico básico sobre a metodologia cênica e a interpretação, com o objetivo de incentivar e resgatar a prática nesta área de expressão.
Professora
Olga Freire Guimarães (Diamantina) - Curso de Extensão de Formação de Atores pelo Teatro Universitário da UFMG. Curso de Arte Dramática da Fundação Clóvis Salgado, no Palácio das Artes. Curso Livre de Introdução ao Teatro pela Oficina de Teatro. Curso de Figurinos pela Oficina de Teatro. Curso de Mímica pela Oficina de Teatro.

JOGOS CORPORAIS
Iniciar as crianças e adolescentes nos exercícios e na prática da dança, estabelecendo uma relação direta com o corpo, promovendo a descoberta de suas potencialidades plásticas e expressivas.
Professor
Robson Dayrell (Diamantina) – Professor de dança e coreógrafo. Bailarino por 15 anos do Teatro Municipal do Rio, com atuações na Europa. Diretor do Estúdio Pró-Dança em Diamantina.
Pré-requisito: ter experiência em pelo menos uma das áreas acima.
Material do aluno: roupas de malha tipo moletom (camisetas e calças).


Artes Plásticas

CORES DO TEMPO
Desenvolver processos de descobertas, visando ao despertar das capacidades e habilidades de crianças e adolescentes, ampliando seus universos através de técnicas básicas de pinturas e suportes aglutinantes e pigmentos, trabalhando os sedimentos da cor e da textura como elementos de expressão, tendo a cidade como referência.
Professora
Adriana Reis (Diamantina) - Iniciou suas atividades em 1987, em Belo Horizonte, participando ativamente de salões, exposições e coletivas. Destacando os prêmios: 1° prêmio “Em Busca de Talentos Mineiros” (MG). Prêmio Aquisição 1° Concurso Cartão Natal Brasileiro (SP). Destaque Artista Jovem 1988 (Belo Horizonte). Prêmio Aquisição I Salão de Arte Divinópolis (MG). Prêmio Aquisição XX Salão de Arte Usiminas (MG). Referência especial no IX Salão Arte Divinópolis (MG). Professora de Artes da Rede Pitágoras em Diamantina, onde vive e trabalha.

SACRA-FOLCLÓRICA
Desenvolver as habilidades e a criação plástica, a partir do referencial da cidade, de sua vivência, arte popular, costumes, religiosidade e folclore.
Professores
Marcelo Brant (Diamantina) - oficineiro em vários festivais de Minas, professor de artes plásticas, artista plástico, tem feito exposições pelo país e performances em eventos variados, sempre com a marca “caminho de todos os santos”.
Material do aluno: sucata, garrafa pet, latas, caixas de papelão, tampinhas de garrafa, estampas religiosas, impressos da cidade, etc.

Artes Visuais


ARTE & MANHAS DA LATA - PINHOLE
Possibilitar o acesso do indivíduo ao universo da fotografia de forma alternativa, estimulando a prática e o conhecimento dessa linguagem, que, de certa forma, exclui os menos favorecidos, pois lhes faltam meios materiais e suporte técnico. Incentivar a prática coletiva e o exercício da fotografia de forma lúdica a partir da técnica Pinhole (buraco de agulha) e noções da formação da imagem na câmera escura, onde cada aluno, com o acompanhamento do professor, poderá construir sua própria câmera, fotografar, revelar e copiar as imagens em preto e branco.
Pinhole é um processo alternativo de fazer fotografia sem necessidade do uso de equipamentos convencionais. Sua câmera artesanal pode ser construída facilmente, utilizando-se materiais simples e de poucos elementos.
Professor
Eustáquio Neves (Diamantina) - Fotógrafo autodidata, fez residência no Gasworks Studio and Triangle Arts Trust (Londres); residência e exposição no Fotogest (Houston); participou de várias exposições coletivas e individuais e publicações no Brasil, EUA, Inglaterra, Espanha, Japão, Itália, França, Cuba, Portugal, Alemanha, México. Ministrou oficinas e palestras no Photofusion Center e Rackney Community College (Londres); Fotoativa e MIS, Belém/PA; SESC Pompea, Museu Lasar Segall, São Paulo; Festival de Inverno da UFMG, 1997 e 2000; Faculdade de Fotografia do SENAC. Ganhador dos Prêmios Marc Ferrez de Fotografia, 1994; Prêmio Nacional de Fotografia, 1997, Funarte; Grande Prêmio J.P. Morgan de Fotografia, 1999, SP.
Material do aluno: caixas de sapato com tampa; latas do tipo leite Ninho ou Neston; tubos pretos de filme fotográfico vazios.


PINTURA NO COMPUTADOR
Iniciar as crianças e adolescentes no universo digital, despertando o interesse e o conhecimento para as possibilidades criativas deste instrumento.
Professor
Carlos Adriano (Diamantina) - Realizou curso de desenho, serigrafia, técnica de propaganda e publicidade, informática (corel draw).

Literatura e Cultura


PROSEAR COM ESTÓRIAS
Levar os alunos a escrever, contar e criar estórias com base na história de Diamantina, seu folclore, seu universo literário e lirismo poético.
Professora
Lúcia Valéria do Nascimento (Diamantina) – Professora-mestre da FEVALE em Diamantina. Professora da oficina “A África no Serro do Frio”, ministrada no 34° Festival de Inverno da UFMG. Monitora das oficinas de Literatura e Cultura do Festival de Inverno da UFMG, em 2001 e 2002.


CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS
Iniciar conceitos básicos de literatura através de fatos históricos de Diamantina e contos populares.
Professora
Jamile Pires Souto (Diamantina) – Cursando o 7° período de Letras na Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina. Experiência profissional com aulas particulares e, atualmente, Diretora de Artesanato na Secretaria de Cultura e Turismo de Diamantina. Em projetos com o público infantil trabalhou como voluntária na creche São Vicente de Paula, em parceria com o Lyons Clube – gestão 1999/2000.

Música


INICIAÇÃO MUSICAL ATRAVÉS DO LÚDICO
Iniciar a criança e o adolescente na linguagem musical, através das canções regionais, onde os princípios básicos da música serão trabalhados e desenvolvidos.
Professora
Cristiany Lauar (Diamantina) – graduada em História pela FAFIDIA/Diamantina. Curso técnico em instrumento – flauta doce - pelo Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”. Cursa o bacharelado em flauta doce no Conservatório Brasileiro de Música/Rio de Janeiro. Professora do Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”.


O BRINQUEDO E O JOGO NA CONQUISTA DA LINGUAGEM MUSICAL
Despertar a criança e o adolescente para uma atividade musical, através das expressões naturais e espontâneas, características da infância: o jogo e a brincadeira – enfatizando atividades e canções da região.
Professora
Maria Luisa de Carvalho Neves (Diamantina) – professora de piano do Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”. Graduanda do 7° período de música do Conservatório Brasileiro de Música/Rio de Janeiro.