(Tamara Franklin apresenta show ‘Sankofa’ na Praça de Serviços. Foto: Bruno Lemos​)

Uma intensa programação cultural ocupa o campus Pampulha hoje (sexta) e amanhã, quando será encerrado o 49º Festival de Inverno da UFMG. Serão espetáculos teatrais, musicais e de dança, todos com entrada franca – além da apresentação do resultado de atividades de formação, como oficinas e residências artísticas.

No início da noite desta sexta-feira, 4, às 18h, o palco montado no Bosque da Música vai receber o espetáculo Pai contra mãe, da Cia. Fusion de Danças Urbanas. O espetáculo é inspirado em um conto homônimo de Machado de Assis, em que o escritor tematiza a escravidão.

Bosque da Música recebe espetáculo da Cia. Fusion de Danças Urbanas. Foto: Pablo Bernardo

“Há meio século, os escravos fugiam com frequência. Eram muitos, e nem todos gostavam da escravidão. Sucedia ocasionalmente apanharem pancada, e nem todos gostavam de apanhar pancada”, escreve Machado de Assis, com a ironia que lhe era peculiar. (A íntegra do texto de Machado de Assis pode ser lida aqui.)

Sob a inspiração do conto, o espetáculo da Cia. Fusion de Danças Urbanas trata dos desafios de ser negro e de ser mulher em uma sociedade desigual e opressora. A ideia é promover reflexão sobre como a escravidão sobre a qual o país se fundou reverbera ainda no presente por meio do racismo, da violência contra as pessoas negras, do sexismo e das dinâmicas de poder.

Ainda na sexta, mais cedo, às 10h40, a escadaria da Escola de Música será palco de uma apresentação da oficina Eu canto, porque o instante existe, da qual participaram exclusivamente idosos. Na atividade, eles aprenderam técnicas de utilização vocal no canto popular em grupo.

Festival de música
No sábado, também haverá apresentação de resultados de atividades de formação do Festival. Às 15h, o auditório da Escola de Música vai receber Itiberê Zwarg e os participantes da residência artística Música universal. Eles vão apresentar os resultados do trabalho de criação musical desenvolvido durante a residência.

Em seguida, às 16h, quem estiver na Escola de Música também poderá assistir à apresentação de resultados da oficina Objetos sonoros e composição, que foi ministrada por Paulo Santos, ex-Uakti. Nela, os participantes pesquisaram a possibilidade de compor com sons gerados por objetos, em princípio, “não musicais”, como os que usamos no cotidiano. Essa atividade será realizada na “piscina da música”, espaço localizado em frente à sala 4.

A tarde musical continua com dois shows na Praça de Serviços. Às 17h, Tamara Franklin apresenta o show Sankofa, em que trata da ditadura militar e das demais perseguições vivenciadas pelo povo negro antes e depois do golpe de 64. “A ideia é rememorar o passado para que possamos ressignificar o presente”, explica a cantora, aproximando o que se viveu naquela época no Brasil com o que se vive atualmente no país. No show, que reúne músicas próprias e releituras, Tamara Franklin estará acompanhada do rapper Douglas Din.

Tamara Franklin apresenta o show ‘Sankofa’ na Praça de Serviços. Foto: Pablo Bernardo

Às 18h30, Zaika dos Santos apresenta o show Akofena, homônimo do seu segundo disco, que está sendo lançado. No show, Zaika dos Santos canta contra o racismo, o machismo, a homofobia, a transfobia, a lesbofobia, buscando marcar o protagonismo da mulher negra em sua arte e fortalecer a ideia de feminismo negro. A artista foi entrevistada pela Rádio UFMG Educativa nesta semana, no programa Noite ilustrada:

Após essa tarde hip hop, por fim, o auditório da Reitoria vai receber o espetáculo teatral Isso te interessa?, da Cia Brasileira de Teatro, às 20h. Trata-se de uma adaptação de Bon, Saint-Cloud, texto da autora francesa Noëlle Renaude, que é inédito no Brasil e traz uma epopeia familiar, sob a classificação indicativa de 18 anos. Outras informações sobre a programação do Festival de Inverno estão disponíveis no site do evento.