(Espetáculo “Isso te interessa?”. Foto: Elenize Dezgeniski)

A Companhia Brasileira de Teatro vai encenar o premiado espetáculo Isso te interessa? no encerramento do 49º Festival de Inverno da UFMG. A apresentação será realizada no auditório da Reitoria, neste sábado, 5, às 20h, e terá entrada franca, assim como toda a programação do Festival.

“Esta é uma peça pela qual eu tenho muito apreço. Ela é muito importante na trajetória de pesquisa da companhia e no contexto mesmo de minhas pesquisas como dramaturgo e encenador”, explica Márcio Abreu, diretor do espetáculo.

Márcio fundou a Companhia Brasileira de Teatro em 2000. “De certa forma, o espetáculo tem um lugar de ‘desenvolvimento de linguagem’ especial nessa trajetória, e também no que diz respeito ao trabalho com os atores”, diz o diretor.

Entre uma aula e outra da oficina Dramaturgias e processos criativos, oferecida por Márcio Abreu durante esta edição do Festival de Inverno, ele adiantou alguns aspectos do espetáculo – uma “saga familiar” que conta em menos de 50 minutos a trajetória de uma família no decorrer de três gerações.

“Este é um trabalho radicalmente condensado, mas que não traz nenhum acontecimento extraordinário: é como se a família da peça fosse uma imagem, um ícone mesmo de todas as famílias – ou de um modelo desgastado de família”, explica o diretor, lembrando que vivemos um momento em que “precisamos repensar os modelos em ruína”.

Família como “modelo em ruína” é mote para espetáculo teatral. Foto: Elenize Dezgeniski

A peça, que faz parte do repertório regular da Companhia Brasileira de Teatro, foi montada pela primeira vez no fim de 2011. Desde então, recebeu vários prêmios de melhor espetáculo, entre eles o Prêmio APCA São Paulo e o Prêmio BRAVO! Bradesco Prime de Cultura (ambos em 2012). Foi montada em diferentes locais do país.

Isso te interessa? é uma adaptação de Bon, Saint-Cloud, texto da dramaturga francesa Noëlle Renaude antes inédito no Brasil. Renaude trata de mortes, casamentos, nascimentos, mas sem o tom dramático ou hiperbólico que é comum a esse tipo de narrativa: ao contrário, os acontecimentos surgem sob o signo de alguma banalidade.

“Deram-nos a liberdade de trazer para o encerramento do Festival de Inverno da UFMG o espetáculo que quiséssemos”, agradece Márcio Abreu, lembrando a necessidade de adequar as especificidades de produção de cada espetáculo à infraestrutura disponível no auditório da Reitoria. “Trazer Isso te interessa? para cá está sendo maravilhoso”, afirma.

A classificação indicativa desse espetáculo é 18 anos. Outras informações sobre a programação do Festival de Inverno estão disponíveis no site do evento.