Em 2017, ano em que a UFMG completa 90 anos, o Grupo Galpão chega aos 35. Foi numa oficina do Festival de Inverno da Universidade, em 1982, que os quatro fundadores do grupo se encontraram. Um deles, Eduardo Moreira, relembra o episódio em depoimento gravado para a série 90 anos de histórias, produção especial do Cedecom-TV UFMG (assista ao vídeo, acima).

Mais de três décadas depois desse encontro, a companhia teatral que ganhou o mundo e já se apresentou em tantas outras edições do Festival de Inverno retorna ao palco principal para comemorar mais um aniversário: os 50 anos do Festival de Inverno da UFMG.

O espetáculo é De tempo somos, um sarau do Grupo Galpão (2014). Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones e direção musical e arranjos de Luiz Rocha, a apresentação foge ao rótulo de montagem teatral e reúne música e encenação, uma marca do grupo. Uma mistura de cantoria, festa e poesia  mais do que adequada para a ocasião.

A apresentação marca a abertura da 49ª edição do Festival de Inverno, nesta sexta, 28, às 20h, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço.