O primeiro Festival de Inverno da UFMG

No dia 1º de julho de 1967, a UFMG dava início ao seu primeiro Festival de Inverno, em Ouro Preto, com uma programação artístico-cultural atraente e diversificada. Promovido pela Fundação de Educação Artística em parceria com a Faculdade de Artes Visuais da UFMG (atual Escola de Belas Artes) e com a Coordenadoria de Extensão da Reitoria da Universidade, o Festival de Inverno realizou atividades como cursos de artes plásticas, música, teatro e cinema, durante todo o mês de julho.

Mais de 250 pessoas do Brasil e do exterior se inscreveram no evento de estreia. A primeira edição foi marcada também pela Semana Barroca, que ofereceu conferências sobre músicas, pinturas e esculturas barrocas a milhares de pessoas que passaram pela cidade. Os jornais da época registraram o sucesso do Festival, atribuindo a Ouro Preto o título de “capital das artes”.

Produção do vídeo: Ian Lara​, Mário Quinaud e Olívia Alves Resende. Trilhas: Fernando Rocha.