(Paulo Santos conduz a oficina Objetos Sonoros e Composição. Foto: Divulgação)

Baldes, copos de vidro, papéis: em princípio, qualquer coisa pode se transformar em instrumento musical na oficina Objetos Sonoros e composições, atividade do 49º Festival de Inverno da UFMG, conduzida pelo músico Paulo Santos, um dos fundadores do grupo Uakti.

Em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), Paulo lembrou que o Uakti, dissolvido depois de 37 anos de história, nasceu no Festival, em 1977, e participou dele muitas vezes. Numa dessas ocasiões, na cidade de Ouro Preto, até os sinos das igrejas foram usados para fazer música, ele contou.

Paulo Santos ensina a “fazer um desenho musical com a coisa cotidiana”. Foto: Divulgação

“A ideia é partir do princípio de que tudo tem uma sonoridade. Todos os objetos contêm um som que os envolve”, disse. O músico explicou que, uma vez identificados os sons, as possibilidades de timbre, a afinação e a potência sonora dos objetos, é possível compor. “Qualquer tipo de sonoridade tende a um processo de composição, mesmo que seja ruído”.

A oficina começou no sábado e vai até quarta-feira na Escola de Música, para participantes previamente inscritos.

Ouça, abaixo, a entrevista completa de Paulo Santos concedida ao programa Conexões e, em seguida, a música Promessas do sol, do Uakti: