Cinco exposições integram a programação cultural do 49º Festival de Inverno da UFMG – a começar por Olhar revisitado: reencontros e novas afetividades, que está montada no campus Pampulha, no saguão da Reitoria. Aberta de segunda a sábado, das 8h às 18h, a mostra exibe 32 obras – entre pinturas, esculturas, fotografias e desenhos – do Acervo Artístico da UFMG.

O Conservatório UFMG, por sua vez, abriga a mostra D. Quixote – Portinari e Drummond: releituras de Cervantes, que pode ser visitada de segunda a sexta, das 13h às 18h. Ela reúne 21 desenhos de Candido Portinari e 21 glosas poéticas de Carlos Drummond de Andrade, obras criadas com base na releitura e interpretação da obra-prima de Miguel de Cervantes. Confira abaixo reportagem da TV UFMG sobre a exposição:

Espaço do Conhecimento
No Espaço do Conhecimento UFMG, há duas exposições em cartaz: Canção amiga – Clube da Esquina, que é temporária, e Demasiado humano, a exposição permanente do museu.

Demasiado humano pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábado, das 10h às 21h. Nela, aborda-se a origem da vida e a evolução humana ao longo do tempo. Já Canção amiga – Clube da Esquina trata da história desse movimento musical mineiro que revelou Lô Borges e Milton Nascimento, entre outros. A exposição pode ser visitada das 10h às 17h, durante a semana, e das 10h às 21h, no sábado.

Neste dia haverá ainda uma programação especial: quem visitar a exposição poderá participar da visita guiada Desvendando esquinas, às 19h. Os participantes vão percorrer a mostra com o auxílio de mediadores, que vão explicar detalhes da história do movimento.

A exposição Canção amiga integrou também a programação da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que foi realizada na UFMG de 16 a 22 de julho. Confira abaixo a reportagem que a TV UFMG produziu sobre o evento na ocasião:

Duração estendida
A exposição Desconstrução do esquecimento: golpe, anistia e justiça de transição, que está montada no Centro Cultural UFMG, teve sua duração estendida até 31 de agosto. Ela pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 13h.

A visita às exposições, assim como toda a programação do Festival de Inverno, é gratuita. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site do festival.

O Centro Cultural UFMG fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. O Espaço do Conhecimento está localizado na Praça da Liberdade, 700, Savassi. O Conservatório fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro.