Eventos

  • Informações gerais

    A agenda cultural do Festival contemplará eventos diversos, como exposições, espetáculos de teatro e música, além de outras manifestações artísticas. Os eventos sem classificação indicativa são livres para todos os públicos. Não é necessário retirada de ingresso ou senha antecipada, porém, os espaços estão sujeitos à lotação.

  • EXPOSIÇÕES

    DESCONSTRUÇÃO DO ESQUECIMENTO: GOLPE, ANISTIA, E JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO

    A exposição convida os visitantes a percorrer uma linha do tempo em que momentos importantes da luta pela democracia pós-Golpe de 64 dialogam com manifestações e expressões artístico-culturais da época. As obras abordam as estruturas de repressão, desrespeito aos direitos indígenas, articulação das mulheres na luta pela anistia, resistências e políticas de reparação.

    Horário: Segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 13h | Até 31 de agosto

    Local: Centro Cultural UFMG

     

    DOM QUIXOTE – PORTINARI E DRUMMOND: RELEITURAS DE CERVANTES

    Desenhos do pintor Portinari e glosas do poeta Drummond fazem parte da homenagem a Miguel de Cervantes, expondo um valioso acervo de publicações raras sobre a obra prima O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha.

    Horário: Segunda a sexta, das 10h às 17h | Até 20 de setembro

    Local: Conservatório UFMG

     

    OLHAR REVISITADO: REENCONTROS E NOVAS AFETIVIDADES

    Olhar revisitado: reencontros e novas afetividades reúne 32 obras de diversas naturezas, assinadas por artistas tradicionais e contemporâneos. Apresentando a vasta coleção artística da UFMG, a mostra prima pelo diálogo, pela troca de experiências, pelas temporalidades que atravessam e que são atravessadas na exposição.

    Horário: Segunda a sábado, das 8h às 18h | Até 16 de agosto

    Local: saguão da Reitoria

     

    CANÇÃO AMIGA – CLUBE DA ESQUINA

    Na década de 1970, Belo Horizonte foi o cenário onde jovens amigos surpreenderam o Brasil com novos rumos para a canção popular. A exposição Canção Amiga - Clube da esquina apresenta aos visitantes um contexto de importantes transformações políticas, culturais e sociais.

    Horário de visitação:
    Terça a sexta – 10h às 17h
    Sábado – 10h às 21h
    Domingo - 10h às 21h

    Local: Espaço do Conhecimento UFMG

    Aberta até 30/09

     

    DEMASIADO HUMANO

    A exposição demonstra as maneiras pelas quais o mundo é visto e construído temporalmente por nossa civilização. A mostra é fruto de pesquisas exercidas em vastas áreas do conhecimento e ocupa três andares do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade.

    Horário de visitação:
    Terça a sexta – 10h às 17h
    Sábado – 10h às 21h
    Domingo - 10h às 21h

    Local: Espaço do Conhecimento UFMG

    Aberta permanentemente

  • Sexta-feira | 28/07

    Local: Auditório da Reitoria

    18h30 - Solenidade de abertura oficial do 49º Festival de Inverno da UFMG

    19h30 - Filme documentário Festival de Inverno da UFMG - 50 anos

    Duração: 12min15s

    19h45 - Homenagens

    20h - Espetáculo teatral De tempo somos - Grupo Galpão 

    Fiel ao propósito de experimentação e de busca de linguagens, o espetáculo é um sarau literário-musical, em que músicas do repertório dos espetáculos do grupo são revisitadas. Acompanhadas de textos de diferentes autores, como Calderón de la Barca, Baudelaire, Bertolt Brecht, dentre outros, as músicas, conhecidas do público pelos espetáculos do grupo, são recontextualizadas e recordadas. Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o trabalho se propõe a ser uma experimentação que foge ao rótulo de um espetáculo, lançando aos atores do grupo o desafio da renovação, tanto no material artístico como na relação com o público.

    Duração: 1h30

  • Sábado | 29/07

    Local: Conservatório UFMG

    19h - Espetáculo Asararas - Dorothé Depeaun e Guilherme Morais

    Duas cabeças se encontram e se confrontam com os seus movimentos, palavras e comandos neurais sobrepostos, fracionando os tempos através de jogos não lineares, vertiginosos e contagiantes. A exaustão e os limites da memória tornam as atenções múltiplas e o movimento involuntário. Quem estabelece a regra?

    Duração: 50min

     

    20h - Show Ensemble - Artur Andrés e convidados 

    O show Ensemble incluirá músicas inéditas do compositor e flautista Artur Andrés (ex-Uakti), além de composições de sua autoria, gravadas na vasta discografia do Grupo Uakti. Irão se apresentar, juntamente com Artur Andrés, Regina Amaral (piano), Rafael Martini (teclados e voz), Alexandre Amaral (flautas, violão e voz), Natália Mitre (vibrafone), José Henrique Soares (marimba) e Bruno Vellozo (contrabaixo). Serão também apresentadas no show, composições de Rafael Martini e Alexandre Andrés, que integram o grupo.

    Duração: 1h

  • Domingo | 30/07

    Local: Conservatório UFMG

    18h30 - Show Juarez Moreira convida

    Juarez Moreira (violão e guitarra) e Nivaldo Ornelas (flauta e saxofone), dois músicos mineiros, que tem suas vidas inteiramente dedicadas à música instrumental – criando, tocando e produzindo –, se reúnem para show, onde apresentam novas composições autorais e composições mescladas a grandes nomes da música brasileira, como Ary Barroso, Pixinguinha e Milton Nascimento.

    Duração: 1h15

     

    20h - Espetáculo teatral A santa do capital - Cóccix Companhia Teatral

    A Santa Joana dos matadouros, obra de Bertolt Brecht, se transfigura e o contexto presente traz à luz dos olhos A Santa do capital. As cenas conduzidas por facetas/mascaramentos metamorfoseados nos elementos da carne, do aço, do fogo, da fome, da fé no capital, que se sobrepuja a realidade dos brutalizados... Pobres fiéis da Santa sem alma. Quantas vozes dialéticas possíveis esta Santa pode ressaltar? Qual Santa nos alimenta o estômago? A serviço de quem ela propaga sua, nossa voz?

    Duração: 1h20

  • Segunda-feira | 31/07

    20h - Show Carmina Burana: uma cantata cênica - Núcelo de Música Coral da UFMG

    Carmina Burana conta com 24 poesias latinas medievais, nas quais não existe o bem sem o mal, o sacro sem o profano e nem fé sem maldições: uma oscilação, em que se encontra a grandeza da humanidade. Nesta criação, dirigida por Ernani Malleta, o Núcleo de Música Coral da UFMG faz uma integração entre as linguagens: música, teatro e dança, mantendo traços da cantata original. Já a encenação foi livremente inspirada nos escritos/poemas e na marcante obra cinematográfica de Jean-Pierre Ponnelle.

    Duração: 1h20

    Local: Palco no Bosque da Música

  • Terça-feira | 01/08

    18h - Show Eras - Coletivo Negras Autoras

    Eras é um show cênico-musical com composições sobre as relações temporais e atemporais entre o universo da mulher negra e o que a rodeia na contemporaneidade. O show é a segunda criação com composições autorais do Coletivo Negras Autoras, grupo formado por mulheres negras, multiartistas, que encontram na arte a forma de descrever o percurso e o posicionamento da mulher negra ativa na sociedade.

    Duração: 40 min

    Local: Palco no Bosque da Música

     

    19h30 - Show Narciso deu um grito - Marcelo Veronez

    Narciso deu um grito é o primeiro show homônimo do primeiro disco de Marcelo Veronez. Intérprete conectado ao teatro e à música, Veronez faz valer a espera por um show vibrante e cheio de referências ao carnaval, ao teatro de revista e à diversidade de ritmos que é a verdadeira tradição da música brasileira.

    Direção musical de Ygor Rajão e direção cênica de Lira Ribas.

    Duração: 40min

    Local: Auditório da Reitoria

  • Quarta-feira | 02/08

    18h30 - Performance-instalação Subverta - Centro de Estudos do Gesto Musical e Expressão

    Envolver o público em uma experiência sensorial conduzida por som e imagem: artistas e público se misturam para desfrutar de criações audiovisuais construídas sobre performances de obras para harpa, percussão, baixo elétrico e eletrônica.

    Duração: 1h

    Local: Bosque da Música

     

    19h30 - Show Mônica Salmaso canta Vinícius de Moraes

    Buscando cantar os diversos encontros entre Vinícius de Moraes e seus vários parceiros, o espetáculo Mônica Salmaso canta Vinícius de Moraes traz canções deste compositor em parceria com Tom Jobim, Chico Buarque, Carlos Lyra, Francis Hime, Ary Barroso, Ernesto Nazareth, dentre outros.

    Duração: 1h20

    Local: Auditório da Reitoria

     

  • Quinta-feira | 03/08

    18h - Show Semba samba cultura com Serginho Beagá

    O cantor e compositor Serginho Beagá apresenta neste show sambas já conhecidos do grande público como “Me leva”, “Samba guerreiro”, “Brilha por si”, “Bambuzal de Iansã” e outros sambas que apontam a diversidade rítmica do samba, como a gafieira “Pingo é letra” e o ijexa “Ibamolê”. O show terá partido alto, samba dolente, samba afro – uma diversidade de composições, espelhando a força rítmica do samba. Este gênero musical, que tem mais de cem anos e, recentemente, completou o centenário de registro fonográfico, é considerado, como cantado no “Eu do samba”, de Serginho, o “samba identidade da nossa nação”.

    Duração: 1h

    Local: Praça de Serviços

     

    19h30 - Concerto do Ars Nova - Coral da UFMG

    O Ars Nova-Coral da UFMG interpretará um repertório abrangente, que incluirá obras sacras a cappella, obras acompanhadas por violão e obras de compositores brasileiros de diferentes regiões do País, para mostrar a diversidade e a qualidade do canto coral. Todas as obras são de compositores que atuaram no século XX e que ainda atuam no século XXI.

    Duração: 1h

    Local: Auditório da Reitoria

  • Sexta-feira | 04/08

    10h40 - Mostra Oficina Eu Canto, Porque o Instante Existe

    A professora Valéria Braga e os oficineiros apresentam o resultado da Oficina para Idosos do 49º Festival de Inverno da UFMG.

    Local: Escadaria do Conservatório UFMG - Avenida Afonso Pena, 1534, Centro.

    18h - Espetáculo Pai contra mãe - Cia Fusion de Danças Urbanas

    Sete corpos dançantes trazem ao palco os desafios de ser negro e de ser mulher em uma sociedade ainda desigual e opressora. Inspirado no conto homônimo de Machado de Assis, "Pai contra mãe", o espetáculo busca, por meio da linguagem das danças urbanas, tematizar e promover reflexão acerca de questões que perpassam nossa memória e nosso presente, em que as feridas da escravidão do passado ainda não se cicatrizaram e se multiplicam pela associação de antigas, porém persistentes, e novas mazelas da nossa sociedade: o racismo, a violência, o sexismo, a ânsia por poder e a vaidade humana.

    Duração: 1h

    Local: Palco no Bosque da Música

  • Sábado | 05/08

    9h - Mostra das oficinas da Escola de Belas Artes

    Apresentação do resultado dos trabalhos das oficinas que aconteceram na Escola de Belas Artes.

    Local: Escola de Belas Artes - térreo

     

    10h - Mostra Oficina Poesia livre

    Thais Guimarães e oficineiros apresentam a mostra final com o resultado das experimentações individuais e coletivas sobre a exploração da linguagem poética.

    Local: Faculdade de Letras – sala 2002

     

    10h30 - Mostra Oficina Mamulengo - Manipulação e Dramaturgia

    Fernando Limoeiro e oficineiros apresentam a mostra final do curso de técnicas de manipulação de bonecos de luvas e a criação de esquetes/passagens específicas para o teatro popular de bonecos nordestinos.

    Local: Teatro Universitário – sala Ataulfo Nascimento

     

    11h - Mostra Oficina Dança, diferença e resistência

    Anamaria Fernandes e oficineiros apresentam a mostra final das aulas de improvisação em dança, que buscaram construir e produzir um espaço comum por meio de propostas lúdicas e acessíveis.

    Local: Teatro Universitário – sala Otávio Cardoso

     

    12h - Mostra Oficina Percussão: Congo Brasil

    Serginho Silva, oficineiros e o convidado Gilvan de Oliveira apresentam a mostra final da oficina que tratou da cultura afro-mineira e brasileira por meio de instrumentos de percussão.

    Local: Escola de Música - em frente à sala 4 ("piscina da música")

     

    15h - Mostra Oficina O objeto na encenação multimeios

    Grupo Oficcina Multimédia e oficineiros apresentam a mostra final com os diversos exercícios voltados para a pesquisa do movimento, da forma, dos sons, e do objeto, realizados pelos alunos no período da oficina.

    Local: Escola de Belas Artes – Espaço Verde das Artes Cênicas

     

    15h - Mostra Residência Música Universal

    Itibirê Zwarg e residentes apresentam os frutos da criação musical da residência.

    Local: Escola de Música - auditório

     

    16h - Mostra Oficina Objetos sonoros e composição

    Paulo Santos e oficineiros exibem a mostra final da oficina que propôs pesquisar os sons dos objetos e compôr com estas sonoridades.

    Local: Escola de Música - em frente à sala 4 ("piscina da música")

     

    17h - Mostra Oficina Laboratório Dança - Cognição - Tecnologia

    Ivani Santana e oficineiros apresentam a mostra final do Lab DCT, um espaço interdisciplinar para a investigação da percepção de bailarinos e improvisadores em ambientes de dança, mediados pelas novas tecnologias digitais.

    Local: Escola de Belas Artes – Espaço Preto das Artes Cênicas

     

    Tarde Hip Hop

    Local: Praça de Serviços

    17h – Show Sankofa – Tamara Franklin e Douglas Din

    Sankofa é um show musical que traz vários olhares e reflexões sobre as tantas formas de ditaduras que vivenciamos no Brasil: a militar, a social, a racial, de gênero e de classe. Sankofa, na filosofia africana, é um pássaro africano de duas cabeças, que tem como significado a ideia de rememorar o passado para que possamos resignificar o presente. O momento político pelo qual o nosso País está passando inevitavelmente remete ao período da ditadura militar. Nesse sentido, propomos um show que rememore e estabeleça uma reflexão diante dessas duas realidades, o ontem e o hoje, diante de experiências concretas vividas por tantas pessoas, que, no cotidiano e mesmo de forma anônima, lutam para um País melhor. O show será composto de músicas autorais e releituras, buscando retratar, através da música, as truculências da vida urbana.

    Duração: 1h

    18h30 - Show Akofena – Zaika dos Santos

    Zaika dos Santos lança Akofena, seu segundo disco, marcando o protagonismo da mulher negra. O álbum da multiartista Zaika dos Santos foi produzido por Dubalizer e com apoio do Dj Edd nos toca disco. O disco volta seu discurso contra o racismo, machismo, homofobia, transfobia e lesbofobia e fortalece o contexto do feminismo negro, do feminismo interseccional, do afro-futurismo e afro-psicodelia, passando pelo reggae eletrônico à contemporaneidade sonora brasileira.

    Duração: 45min

     

    20h - Espetáculo teatral Isso te interessa?

    Pequena epopeia familiar. Quatro gerações de uma mesma família. Acontecimentos banais e marcantes nas trajetórias de vida de cada um. Quarenta e cinco minutos de convivência com a intimidade radical de um grupo de pessoas. A violenta passagem do tempo. A delicadeza. A relatividade do tempo no teatro. A língua como invenção. Adaptação de Bon, Saint-Cloud, texto inédito no Brasil, da autora francesa contemporânea Noëlle Renaude.

    Duração: 45min

    Local: Auditório da Reitoria

    Classificação: 18 anos