Aula Poema: estudos indisciplinares para a potência do ato

Oficina de iniciação

“Aquele que estuda é sempre um atordoado”, diz Giorgio Agamben. O que o filósofo adverte é que o acúmulo de referências, de leituras e de afetos que não se materializam num ato de criação flutua em nossos corpos como ideias. Nestes encontros serão traduzidos autores como Roland Barthes, Villén Flusser, Jorge Larrosa, Maria Zambrano, Maria Gabriela Llansol, Fernando Pessoa, Jacques Rancière, Fernando Bárcena, Elias Canetti, e outros ‘professores-poemas’. As metodologias de tradução serão: exercícios de leitura em voz alta, experimentos de escrita em diversos suportes, costura, bordado, exercícios performáticos, narração oral de histórias, conversas. Tais traduções desejam a produção de Atos Públicos de Criação.

Professores
Ângela Castelo Branco (SP) − Mestre em Educação pela Unesp. Coordenadora pedagógica do Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. Escritora e artista plástica, bolsista do Prêmio de Criação Literária da Funarte, 2011. Publicou livros independentes: ‘Orações’ (2008), ‘Oferenda’ (2008), ‘O que digo, o que me diz’ (2009), e em 2012, pela Dobra Editorial o livro ‘Epidermias’, prêmio ProAc. Em 2013, desenvolveu, com Giuliano Tierno de Siqueira, o Ateliê Literário Móvel, prêmio ProAc de Circulação de Literatura. É professora do curso de pós-graduação lato sensu ‘A Arte de contar histórias’.
Giuliano Tierno de Siqueira (SP) − Doutorando em Artes pela Unesp. Estudou Filosofia da Educação com o professor Jorge Larrosa, na Universidade de Barcelona. Curador Educativo do CCSP. Diretor de teatro dos espetáculos ‘Sala de Estar’, ‘Abaixo das Canelas’ e ‘Melhor não incomodá-la’, realizados pela MiniCia. Escritor de contos publicados em revistas e no livro ‘Contos do Quintal’, Ed Globo (2007). Autor e organizador dos livros ‘A criança de 6 anos’, pela Ed. Meca (2008); e ‘A Arte de Contar Histórias’, Ed. Ícone (2010). Coordenador e professor do curso de pós-graduação ‘A Arte de Contar Histórias’.

Público: interessados com idade mínima de 15 anos
Período: 2 a 4 de fevereiro