Encontro de Costas: a música improvisada de Portugal e do Brasil

Brasil e Portugal são países da costa atlântica, unidos por suas histórias, tradições e costumes. Porém, pouco ou quase nada nos chega das suas produções musicais contemporâneas e experimentais. A recíproca é verdadeira. A proposta é reunir músicos portugueses que nunca ou pouco se apresentaram no Brasil, bem como apresentar ao público brasileiro grupos e músicos nacionais que atuam nessa vertente musical. Reunir músicos brasileiros e portugueses em torno do pretexto de fazer criação musical instantânea, através da improvisação livre, é estabelecer uma conexão e comunicação não verbais, através da interação musical.

Coordenação
Marco Scarassatti (UFMG) − Compositor e artista sonoro, desenvolve pesquisa de criação e construção de esculturas e ambientes sonoros. Idealizador dos projetos Paisagens Plásticas e Sonoras (Sesc − 2005) e Improfest. Autor do livro Walter Smetak: o alquimista dos sons e um dos autores do livro O Ofício do Compositor hoje. Mestre em Multimeios e doutor em Educação, pela Unicamp. Atualmente é professor adjunto do DMTE da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Coordena a área de música do Pibid/UFMG. Curador de música do Centro Cultural UFMG e coordenador do projeto Quarta Doze e Trinta da Diretoria de Ação Cultural UFMG, no campus Pampulha.
René Lommez Gomes (UFMG) - Bacharel e mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Nesta mesma instituição, desenvolve sua pesquisa de doutoramento. Como docente e/ou pesquisador, atuou junto às seguintes instituições nacionais e estrangeiras: UNESCO, Museum PLantin-Moretus (BE), Museu da República, Museu de Arte da Pampulha, Biblioteca Mindlin, Projeto Portinari, Acervo Curt Lange, Universitat Jaume I (ES), Katholieke Universiteit Leuven (BE), Instituto Cultural Inhotim, Memorial Minas Gerais – Vale, Memorial de Congonhas, Museu Ferroviário de São João del Rei, EcoMuseu Matosinhos, Espaço do Conhecimento UFMG e Centro Cultural da UFMG.
Artistas portugueses: Carlos Zingaro (violino); Wind Trio – Paulo Chagas, Paulo Curado e João Pedro Viegas (saxofones, flautas e clarone); O Lugar da Estrada – Abdul Moimême (guitarras), Francisco Trindade (percussão) e Miguel Sá (eletrônica); Rui Eduardo Paes (jornalista, escritor e ensaísta).
Artistas e grupos brasileiros: Fernando Rocha e Elise Pittenger; Trio Sonax – Marco Scarassatti, Nelson Pinton e Marcelo Bomfim – Duo Rohrer/Gianfratti – Felipe José e Coletivo d’Istante.

Público: músicos improvisadores e público em geral
Vagas: 40
Carga horária: 12 horas
Período: 1 a 4 de março
Horário: 18h30 às 21h30
Atenção: no dia 2 de março, o Encontro será realizado das 14h às 16h no Espaço do Conhecimento UFMG