O sonho de que temos a linguagem

Oficina de iniciação

A oficina propõe a seleção e tradução de poemas tendo como temática o sonho e o incomum, conforme a proposta do Festival. Inicialmente, serão propostos poemas das escritoras americanas Emily Dickinson e Elizabeth Bishop. Dickinson, escritora do século XIX, levou ao limite a língua inglesa, numa poesia inovadora para sua época, e por isso podemos tê-la hoje como nossa contemporânea. Já Bishop viveu no século XX e passou longa temporada no Brasil, tendo feito um vasto exercício de autotradução. Ambas podem ser consideradas incomuns, como veremos, tanto na vida como na poesia. Todos esses intercâmbios de tempos, lugares e línguas devem nos proporcionar material para produzir, ao final, livros artesanais, com os ‘poemas de sonho’ de cada integrante da oficina. Está previsto, ainda, espaço para que as discussões sobre o ‘sonho do poema e o poema dos sonhos’ evoquem outros poemas, de outros autores.

Professores
Fernanda Mourão (UFMG) − Professora, pesquisadora e tradutora, possui pós-doutorado em Letras, Linguística e Artes (UFMG/CNPq, 2011). É doutora em Literatura Comparada pela UFMG (2008); mestre em Literaturas de Expressão Inglesa (2002) e licenciada em Letras pela mesma universidade. Professora Visitante da área de Edição do curso de Letras da UFMG. Atua também na área de Gestão de Projetos Culturais da Diretoria de Ação Cultural − DAC/UFMG.
Paul Avilés (New York/EUA) – Bacharel em Espanhol pela St. Lawrence University (Nova Iorque, EUA), mestre em Fine Arts – Creative Writing (Poesia) pela Syracuse University (Nova Iorque, EUA) e mestre em Professional Studies – Agriculture (Horticultura) pela Cornell University (Nova Iorque, EUA). É professor emérito do Departamento de Inglês, Leitura e Comunicação do Onondaga Community College (Siracuse, Nova Iorque). Premiado poeta e tradutor.

Público: alunos de graduação e pós-graduação, poetas, tradutores e todos os amantes da poesia
Carga horária: 32 horas
Período: 1 a 4 de março
Horário: 8h30 às 12h30 e 14h30 às 18h30