A convite da Pró-reitoria de Cultura da UFMG, o professor e diretor Evandro Lemos e a professora Lucia Pimentel iniciaram a produção do documentário sobre a Memória da Cultura na UFMG, que reunirá depoimentos e imagens de arquivos (fotos, audiovisuais, filmes), buscando dar fluidez à memória e um tom poético à narrativa. Pretende-se criar um documentário afetivo, um “passeio” pelas memórias, usando da memória como recordação.

Além da pesquisa documental, registros de ações do 17° Festival de Verão UFMG vão compor a  primeira parte do documentário, que foca a produção cultural da Universidade nas décadas de 1960, 1970 e 1980.

Direção:

Evandro J. Lemos Cunha – graduado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Coordenador do Laboratório de Artes e Tecnologias para a Educação – INNOVATIO/EBA/UFMG. Foi Coordenador Geral do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas (CEEAV), da Escola de Belas Artes/UFMG. Foi Coordenador Geral de vários Festivais de Inverno da UFMG, Diretor da Escola de Belas Artes da UFMG e Pró-Reitor de Extensão da UFMG.

Direção de pesquisa:

Lucia Gouvêa Pimentel – bacharel e licenciada em Artes Visuais, mestre em Educação pela UFMG e doutora em Artes pela USP, com sanduíche na Fine Arts School da UCE (UK). É Professora Titular da EBA/UFMG, onde atua no PPGArtes e no Prof-Artes, com pesquisas em Cognição imaginativa, Ensino/Aprendizagem em Arte e Diversidade. É Subdiretora do Consejo Latinoamericano de Educación por el Arte (CLEA), líder do Grupo de Pesquisas Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas (CNPq) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte/Educação Borrando Fronteiras (GEPABOF). Foi Coordenadora de Programas Culturais da UFMG na gestão 1986-1990.